quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brasília já inova com a Identidade Digital

Será implantado nesta terça-feira (18/8) o Sistema de Identificação Digital Automatizado (AFIS) Civil e Criminal da Polícia Civil do DF, que auxiliará os peritos no processo de identificação de pessoas e na checagem rápida de informações a seu respeito.

O programa também tem a capacidade de emitir certificações digitais que podem ser utilizadas para coibir tentativas de fraude em processos de aposentadoria junto à previdência social, vestibulares, concursos públicos, ou até auxiliar o Governo no controle de seus programas sociais. Por exemplo, possibilitará a identificação on-line de todas as pessoas que vão assistir aos jogos na Copa de 2014.

Quem já tiver carteira de identidade não precisará fazer outra para ser digital. Segundo o diretor adjunto do Instituto de Identificação, Claudionor Batista, as informações de todas as pessaos que possuem carteira de identidade já foram digitalizadas, inclusive a foto do documento.

Os 20 postos de identificação, localizados no DF e as unidades do “Na Hora”, estão sendo habilitados desde o começo do ano para receber o novo sistema. Até o começo de setembro, os postos estarão emitindo as carteiras digitais, que vão apresentar a mesma aparência da comum. Contudo, como explica Claudionor, o processo de emissão será mais fácil. "Ninguém vai precisar mais sujar o dedo na hora da impressão, que será digital, além disso, a foto também será tirada na hora".

Fonte: Correio Braziliense

Não há como negar que se trata de um grande avanço - pelo menos por aqui - tecnológico, a "ID" (Identidade Digital), provavelmente vai abrir caminho para o fim de toda uma burocracia existente, pois colocando-se em um único documento, todos os dados importantes - essa é a proposta do Governo - consultas, cadastros, compras, pagamentos, se tornarão mais facéis. Mas alguns pontos tem que ser debatidos, como a questão da segurança, o que pode ser um grande avanço, pode também se tornar uma grande dor de cadeça e um prato cheio para estelionatários, a falta de integralização de bases de dados, de desenvolvimento de Datawarehouses, Dataminings, e outras tecnologias que trabalhem melhor a informação, podem dar a idéia de se trancar uma porta de madeira com um cadeado de ferro, um problema além da questão da segurança é a falta de integração tecnológica entre os Cartórios Brasileiros, permitindo que fraudes ocorram a todo tempo, sem a possibilidade de uma verificação mais rápida e segura, e quem paga por tal atraso é o usuário correto, que é obrigado a aguardar a burocracia e longas filas para conseguir algo além de um reconhecimento de firma.

Vamos esperar e torcer para que esse seja o primeiro de muitos passos para o avanço no uso da tecnologia por aqui!


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como Grampear um Celular

Hacker de Celular

Com apenas um celular nas mãos, o presidente da Companhia SecurStar, Wilfried Hafner, foi capaz de grampear conversas telefônicas, acessar dados de outros aparelhos e usar os celulares grampeados como microfones para escutas ambientais.

A demonstração foi feita a um público de agentes de inteligência de diversos órgãos como a Polícia Federal (PF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Tribunal de Contas da União e a Corregedoria Geral da União, reunidos em seminário promovido nesta semana pela Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (CIPAE).

Usando um vírus enviado por meio de SMS (mensagem de texto), Hafner pode grampear qualquer telefone celular – basta possuir o número do aparelho. O programa espião chamado RexSpy foi desenvolvido por sua empresa para mostrar a vulnerabilidade do sistema de telefonia celular. De acordo com ele, versões similares do vírus circulam pela internet em comunidades de hackers, principalmente na China e Coréia do Sul.

Sua empresa, que trabalha no ramo de segurança de dados e produz software para criptografar ligações tornando-as seguras, identificou ataques de vírus similares ao RexSpy no Brasil. A primeira incidência se deu em agosto.

Ao receber o vírus, o telefone infectado sequer alerta para a chegada da mensagem. A partir de então, o “espião” passa a ter acesso a todos os dados do aparelho, como a agenda telefônica, mensagens de texto, fotos e vídeos. Além disso, o telefone que enviou o vírus recebe uma mensagem cada vez que o aparelho grampeado é usado, permitindo ouvir ou gravar as conversas realizadas.

Também sem deixar pistas, é possível que o “espião” use o celular infectado como microfone, ouvindo conversas de reuniões privadas, bastando que o aparelho infectado esteja no recinto. Todas as modalidades de grampo foram apresentadas durante o evento.

“Temos identificado o uso de vírus semelhantes ao RexSpy para espionagem industrial. A primeira vez que descobrimos uma tentativa de invasão foi em abril, na França. No Brasil, percebemos a tentativa em agosto”, disse.

Questionado se este instrumento poderia estar sendo usado para grampear políticos no País, Hafner respondeu que

“basta possuir o número do telefone”

Ele mostrou ainda a possibilidade de se adquirir pela internet um programa chamado FlexiSpy, que também permite o grampo de celulares, mas, diferente dos vírus similares ao RexSpy, é preciso instalá-lo diretamente no celular, o que dificulta seu uso. O produto pode ser adquirido por cerca de R$ 250 e, na maioria das vezes, tem sido usado, segundo a empresa, por mulheres que querem monitorar seus maridos.

Apesar do empecilho de instalação do FlexiSpy diretamente no celular a ser atacado, Hafner disse que vídeos e “ringtones” (sons para celular, como campainhas personalizadas) podem estar infectados e o usuário, sem perceber, acaba por instalar o programa.

Hafner disse que o vírus desenvolvido pela empresa, RexSpy, serve somente para demonstração e que, apesar da companhia já ter recebido inúmeras ofertas, ele jamais foi comercializado.

“É para uso interno, para demonstrarmos as falhas de segurança. O problema é que hackers já possuem tecnologia similar”, pontuou.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tecnologia da Pedra Lascada!


Estagiário desvia R$ 3 milhões do INSS

A Polícia Federal prendeu um estagiário do INSS, acusado de desviar R$ 3 milhões durante dois anos.

"A Polícia Federal prendeu um estagiário do INSS, acusado de desviar R$ 3 milhões durante os dois anos em que trabalhou no órgão. No período em que foi estagiário, George Waldemiro Moreira Filho, de 18 anos, comprou seis carros de luxo, mobiliou a casa com artigos de primeira linha e adquiriu equipamentos eletrônicos caros. Moreira foi preso em São Paulo nesta segunda-feira.

A 'Operação Resgate' da Polícia Federal apreendeu tudo, depois de concluir que houve desvio de dinheiro. A Justiça ainda decretou o seqüestro dos valores depositados em contas do rapaz. Com isso, a Polícia Federal estima ter recuperado R$ 2 milhões do total desviado por Moreira.

De acordo com informações da INSS, Moreira começou a trabalhar na instituição em março de 2003, para executar atividades de nível médio. Neste ano, iniciou o curso de Direito, mantendo o vínculo com a Previdência Social. O INSS afirma que, desde o ano passado, o rapaz vinha inserindo dados falsos nos sistemas da Previdência, fazendo uso da senha de outros servidores."

Fonte: O Globo


A notícia acima pode parecer novidade para muitos, mas não é, no Brasil existe uma cultura de desleixo e inversão de valores em relação à segurança da informação que são impressionantes. Órgãos Brasileiros como o INSS, fontes de informações que valem "ouro" literalmente, são alvos de roubos e fraudes de forma até ridícula. A reportagem acima mostra que não importa o as técnicas de segurança da informação aplicadas, quando não é estendida até a peça principal do processo, o ser humano! Não é a primeira vez que o INSS sofre fraudes internas, devido ao uso de informações sigilosas por pessoas não autorizadas, não dá para entender porquê não se aplica um dos princípios básicos da criptografia: confidencialidade de dados. Há alguns anos, a Polícia Federal se viu em maus lençóis ao constatar que informações sigilosas estavam vazando da instituição, devido ao fato de que mais da metade dos servidores internos eram pessoas terceirizadas! Alguns devem se lembrar de uma série de ataques que ocorreu no Rio de Janeiro, ordenados pelo tráficos, mas devido a um fato curioso, estava ocorrendo uma CPI que investigava o crime organizado, as ligações de advogados e magistrados com criminosos, entre outros, uma advogada de um traficante simplesmente pagou a quantia de R$200,00 (Duzentos Reais) para um servidor terceirizado do Congresso, responsável pela área de som, que entregou um cartão de memórica que continha as gravações de todos os depoimentos e tudo o que era dito, inclusive nas sessões sigilosas, após o escândalo e a confusão, foi aberto um concurso público para ocupação de tais cargos por servidores efetivos.

O país vive uma situação interessante, muito se tem feito para modernizar as instituições, e-CPF, chaves públicas, enfim, todo o uso de tecnologia para tornar mais rápido o processamento e o acesso de informações, até com mais segurança, mas ironicamente, a aplicação de tais recursos em órgãos chave do país, parece não ocorrer, acho que o melhor exemplo é a estrutura tecnológica do INSS, que mais parece um queijo suíço, dados os freqüêntes casos de fraudes! Se tais conceitos fossem aplicados por exemplo no Congresso Nacional, com certeza, muito do que é gasto por lá não ocorreria, sejam desvios de verbas de merenda escolar, hospitais, ambulâncias, etc.

É impressionante hoje, o fato de não conseguirmos informações de nossa vida escolar junto ao MEC, da nossa situação de contribuinte no INSS, do uso dos "cartórios digitais", que seriam um verdadeiro avanço no país, pondo fim a uma grande burocracia e aumento a segurança contra diversos tipos de fraudes. Se "em terra de cego, que tem um olho é rei", então estamos encrencados, pois que tem "olho", está fazendo questão que todos os demais permaneçam cegos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Google X Microsoft, o que vêm por aí?

Estava me lembrando das minhas aulas de história da humanidade, e de que muitas vezes a achei um saco, nem sempre, mas isso não deixou de ocorrer, mas após algum tempo, comecei a gostar mais da matéria e a prestar mais atenção, e foi dessa forma que fiz algumas constatações - úteis até hoje por sinal - como por exemplo, que todos os grandes impérios não duraram para sempre, sempre derrubados por oponentes que pareciam surgir do nada, reis e imperadores como César, Carlos Magno, Alexandre o Grande, Átila o Huno, Hammsés, Napoleão, Hitler e outros, viram seus impérios serem derrubados em pouco tempo. O erro? Bom, todos cometeram o mesmo erro, não atentaram com cuidado para líderes e governantes promissores, que começaram devagar em seus reinos e foram crescendo, o resultado? A história fala por si mesma.

Voltando para os tempos atuais, ironicamente estamos vendo isso no meio tecnológico e mais irônico é que uma das personagens que ajudou a derrubar um "antigo império", hoje é ameaçada de sofrer o mesmo destino, a Microsoft!

Talvez muitos não se lembrem ou saibam - só sei disso, após pesquisas e estudos - mas a Microsoft foi uma das principais responsáveis pela quebra do "monopólio" e fim do "império" da IBM ( mas isso é história para outra postagem). Bill Gates, tinha um acordo com a IBM para fornecimento exclusivo do sistema operacional MS-DOS, mas após um acordo, teve a "permissão" de fornecer seus sistema a computadores "genéricos", baseados na arquitetura do PS/2, a IBM que acreditava que sua marca seria forte o suficiente para manter as vendas, viu seus lucros e sua fatia de mercado caírem vertiginosamente, chegando a ameças de venda da empresa na década de 90, hoje a empresa se mantém no mercado, mas não como antes.

Bom, Bill Gates transformou a Microsft no que é hoje, derrubou concorrentes, criou a guerra dos "navegadores", tirando do mercado programas como o "Spry Mosaic" e o "Netscape", criou padrões de desenvolvimento e compatibilidade somente com o seu produto, brigou com a justiça americana numa acusação de monopólio e numa ameaça de divisão da empresa, e venceu. Me lembro bem de quando a internet começava a crescer e a Microsoft não tinha nenhum programa para acesso e nem acreditva no potencial da Web, mas após alguns anos (isso mesmo, o IE só veio vários anos depois) a Microsoft começou a investir pesado na Web, vendo ali o próximo passo da evolução tecnológica, um "lugar" que oferecesse tudo que o usuário precisasse. Assim, começaram as investidas, como a compra do Hotmail (que originalmente, não era da microsoft), a tentativa frustrada de compra do Yahoo (Primeiras tentativas), o MSN, etc., mas de repente a Microsoft pareceu estacionar onde já se encontrava, sua postura em nada lembrava a empresa que enfrentou a IBM, lançou campanhas pesadas de marketing, vencendo a Apple em número de usuários, derrubando concorrentes de produtos como o MS-OFFICE, etc., o que será que houve? Bill Gates se "aposentou" da Microsoft, deixando o comando para seu sócio Steve Ballmer! Talvez tenha ocorrido aí o grande problema da Microsoft, mesmo sendo um CEO de respeito e capacidade no mercado, Ballmer não tem comparação a visão, ao empreendedorismo e porque não dizer, a "ferocidade" de Gates - não se deixem enganar pela cara de Nerd dele - Gates começou em uma garagem na sua casa, para depois torna a Microsft e o MS-Windows, marcas e produtos tão conhecidos no mundo, quanto a Coca-Cola e a Volkswagen.

Mas, parece que faltar às aulas de história, gerou um certo "comodismo", a Microsoft começou a enfrentar adversários que foram crescendo e chamando a atenção, como o Linux, o Firefox, o MacOS, mas, um pequeno "Davi" estava no campo de batalha e não tinha a devida atenção, ou seja, começava a aparecer o Google, que em pouco tempo desbancou o Yahoo como principal buscador da Web, logo em seguida, vinha o Gmail - que oferecia 4GB de espaço gratuito para armazenamento - e em jogadas rápidas, adquiriu o Orkut e o Youtube, dando início ao lançamento de outros produtos, todos gratuitos para os usuários. Preocupada com a "guerra dos navegadores", vendo a perda desse mercado, principalmente para o Firefox, a Microsoft novamente não deu a devida atenção ao Google, que parece - eu disse parece, não posso afirmar - que cresce em progressão geométrica, agora após o lançamento de vários produtos, dois deles começam a deixar clara qual a postura da empresa, o Goolgle Chrome e o Sistema Operacional Google, ou seja, está declarada a guerra à Microsoft, que hoje se vê desafiada por um concorrente que seguiu a cartilha do próprio Gates, não tendo medo de desafiar e de ousar!

Os resultados? Bom, é difícil prever, o que se espera é que toda essa disputa reflita em favor dos usuários e do próprio mercado, colocando produtos que seja eficientes e eficazes, e não exijam que a cada atualização, sejamos obrigados a fazer um "upgrade" de nossos computadores! Enfim, muita coisa ainda vai acontecer, ser dita, ser lançada, agora é aguardar para ver que se salva desse conflito.

Kelsen Pio Belo Coelho


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Cinco dicas para evitar efeito de olhos vermelhos nas fotos

Dave Johnson, PC World / EUA
20-02-2009

Usar o flash com cuidado ou evitar que a luz desse recurso reflita diretamente nos olhos dos fotografados já é um começo.


olhos_vermelhos_150Momento perfeito: família ou amigos reunidos, a pose, o clique (e o inevitável flash). O resultado: uma bela foto repleta de aspirantes a vampiros, com seus 'lindos' olhos vermelhos.

Evitar que as pessoas saiam com olhos vermelhos em fotos é uma das preocupações mais frequentes em fotografia e mesmo profissionais experientes não estão livres desse problema.

Existem maneiras de manipular, via software, depois que a foto foi tirada. E há câmeras capazes de fazer isso na imagem ainda carregada na memória (se bem que o resultado não é o mesmo; pessoas de olhos claros tendem a ficar com um horroroso par de olhos castanhos escuros, quando não pretos).

Por isso, se puder evitar que esse efeito ocorra, muito melhor. Para ajudá-lo neste sentido, PC WORLD separou algumas dicas fáceis de adotar e que vale a pena conhecer.

1. Ilumine o ambiente
Para começar é preciso entender porque este efeito ocorre. Em geral, quando há baixa intensidade da luz, a pupila dos olhos se dilata para que possam enxergar melhor nessas condições. No momento da foto, as pessoas e também os animais são flagrados olhos com as pupilas muito abertas.

Pela intensidade da luz e pelo fato de as pupilas estarem dilatadas, a câmera é capaz de registrar o reflexo do flash no fundo do olho, que ilumina o que está lá. No caso dos olhos humanos, o fundo do olhos tem a cor avermelhada. Em fotos de cães e gatos, o que vemos é um azul-esverdeado não menos horripilante.

Você deve estar perguntando o motivo de isso não acontecer em ambientes iluminados. Justamente pelo fato de as pupilas estarem contraídas. E é justamente esse o ambiente que você deve proporcionar para que os fotografados não saiam com os olhos vermelhos (ou qualquer que seja a cor do fundo dos olhos).

Sempre que possível, use iluminação natural ou diminua a velocidade do obturador ou use uma sensibilidade maior de ISO para evitar que o flash seja acionado. Se for de noite, tente iluminar o ambiente acendendo todas as luzes que puder.

2. Utilize o modo Olho Vermelho
Se você está preso a ambientes fechados com pouca luz ou abertos, mas durante a noite, então é hora de usar a câmera ao seu favor. O modo de redução do olho vermelho de sua câmera (geralmente identificado com o ícone de um olho) dispara rapidamente o flash por diversas vezes antes de a foto ser tirada, forçando as pupilas de seu objeto a diminuírem de tamanho, minimizando o reflexo.

Claro, o modo olho vermelho da sua câmera pode ajudar, mas não resolve. Você talvez observe algum olho vermelho nesse modo. E lembre-se de que a imagem não foi tirada durante o primeiro flash, portanto segure firme a câmera. E também é uma boa ideia pedir para seu objeto ficar parado até que tenha certeza de que a foto foi tirada.

Leia também:
> Como melhorar as imagens capturadas pela câmera do celular
> Quatro dúvidas em fotografia digital que também podem ser as suas
> Fotos panorâmicas: cinco dicas para obter um resultado melhor
> Guia para não errar na escolha de sua próxima câmera digital

3. Não permita que a luz reflita diretamente na câmera
A diferença nos níveis de luz entre o flash e a luz ambiente é apenas parte do problema. Outro fator é o ângulo da luz refletida. Pense na luz como bolas em uma mesa de sinuca: se você conseguir evitar a luz de refletir diretamente dos olhos do seu objeto para a lente da câmera, você ganha. Se o seu flash é como a maioria, fixado na câmera, então você não tem muitas opções.

Mas você pode tentar o seguinte: peça ao seu objeto para não olhar diretamente para a câmera. Imagine uma linha que vai da lente da sua câmera até o seu objeto. Quanto maior for o ângulo entre a linha do olho do seu objeto e a linha da lente, menor as chances de o fotografado sair com olhos vermelhos.

Use essa lei da física ao seu favor e você terá belos retratos com aparência de espontâneos, sem a pessoa olhar para a câmera. O uso de um filtro polarizador também pode ajudar a diminuir os reflexos.

4. Retire o flash da câmera
Você talvez tenha uma câmera com uma sapata para conectar um flash externo. Este é o Santo Graal da redução do olho vermelho – retirar o flash da câmera permite que você tire o flash da linha da lente mencionado no tópico anterior, então você consegue efetivamente eliminar os reflexos de olho vermelho.

Colocar um flash na sapata ajuda também. Melhor ainda: use um cabo de extensão para que você segure o flash na mão. Se você tem uma unidade de flash externo, provavelmente você poderá também arremeter a luz do flash em uma parede ou no teto. A luz refletida, alías, costuma acrescentar feitos bacanas em suas fotos. Tire proveito disso.

5. Faça uma limpeza póstuma
Mesmo assim você ainda terá algumas fotos com olho vermelho. Nem sempre você terá uma boa luz e algumas vezes você terá de utilizar o flash embutido da câmera. Quando isso acontecer, você pode utilizar a ferramenta de olho vermelho disponível em softwares de edição de imagem.

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/02/20/cinco-dicas-para-evitar-efeito-de-olhos-vermelhos-nas-fotos/