
Estava me lembrando das minhas aulas de história da humanidade, e de que muitas vezes a achei um saco, nem sempre, mas isso não deixou de ocorrer, mas após algum tempo, comecei a gostar mais da matéria e a prestar mais atenção, e foi dessa forma que fiz algumas constatações - úteis até hoje por sinal - como por exemplo, que todos os grandes impérios não duraram para sempre, sempre derrubados por oponentes que pareciam surgir do nada, reis e imperadores como César, Carlos Magno, Alexandre o Grande, Átila o Huno, Hammsés, Napoleão, Hitler e outros, viram seus impérios serem derrubados em pouco tempo. O erro? Bom, todos cometeram o mesmo erro, não atentaram com cuidado para líderes e governantes promissores, que começaram devagar em seus reinos e foram crescendo, o resultado? A história fala por si mesma.
Voltando para os tempos atuais, ironicamente estamos vendo isso no meio tecnológico e mais irônico é que uma das personagens que ajudou a derrubar um "antigo império", hoje é ameaçada de sofrer o mesmo destino, a Microsoft!
Talvez muitos não se lembrem ou saibam - só sei disso, após pesquisas e estudos - mas a Microsoft foi uma das principais responsáveis pela quebra do "monopólio" e fim do "império" da IBM ( mas isso é história para outra postagem). Bill Gates, tinha um acordo com a IBM para fornecimento exclusivo do sistema operacional MS-DOS, mas após um acordo, teve a "permissão" de fornecer seus sistema a computadores "genéricos", baseados na arquitetura do PS/2, a IBM que acreditava que sua marca seria forte o suficiente para manter as vendas, viu seus lucros e sua fatia de mercado caírem vertiginosamente, chegando a ameças de venda da empresa na década de 90, hoje a empresa se mantém no mercado, mas não como antes.
Bom, Bill Gates transformou a Microsft no que é hoje, derrubou concorrentes, criou a guerra dos "navegadores", tirando do mercado programas como o "Spry Mosaic" e o "Netscape", criou padrões de desenvolvimento e compatibilidade somente com o seu produto, brigou com a justiça americana numa acusação de monopólio e numa ameaça de divisão da empresa, e venceu. Me lembro bem de quando a internet começava a crescer e a Microsoft não tinha nenhum programa para acesso e nem acreditva no potencial da Web, mas após alguns anos (isso mesmo, o IE só veio vários anos depois) a Microsoft começou a investir pesado na Web, vendo ali o próximo passo da evolução tecnológica, um "lugar" que oferecesse tudo que o usuário precisasse. Assim, começaram as investidas, como a compra do Hotmail (que originalmente, não era da microsoft), a tentativa frustrada de compra do Yahoo (Primeiras tentativas), o MSN, etc., mas de repente a Microsoft pareceu estacionar onde já se encontrava, sua postura em nada lembrava a empresa que enfrentou a IBM, lançou campanhas pesadas de marketing, vencendo a Apple em número de usuários, derrubando concorrentes de produtos como o MS-OFFICE, etc., o que será que houve? Bill Gates se "aposentou" da Microsoft, deixando o comando para seu sócio Steve Ballmer! Talvez tenha ocorrido aí o grande problema da Microsoft, mesmo sendo um CEO de respeito e capacidade no mercado, Ballmer não tem comparação a visão, ao empreendedorismo e porque não dizer, a "ferocidade" de Gates - não se deixem enganar pela cara de Nerd dele - Gates começou em uma garagem na sua casa, para depois torna a Microsft e o MS-Windows, marcas e produtos tão conhecidos no mundo, quanto a Coca-Cola e a Volkswagen.
Mas, parece que faltar às aulas de história, gerou um certo "comodismo", a Microsoft começou a enfrentar adversários que foram crescendo e chamando a atenção, como o Linux, o Firefox, o MacOS, mas, um pequeno "Davi" estava no campo de batalha e não tinha a devida atenção, ou seja, começava a aparecer o Google, que em pouco tempo desbancou o Yahoo como principal buscador da Web, logo em seguida, vinha o Gmail - que oferecia 4GB de espaço gratuito para armazenamento - e em jogadas rápidas, adquiriu o Orkut e o Youtube, dando início ao lançamento de outros produtos, todos gratuitos para os usuários. Preocupada com a "guerra dos navegadores", vendo a perda desse mercado, principalmente para o Firefox, a Microsoft novamente não deu a devida atenção ao Google, que parece - eu disse parece, não posso afirmar - que cresce em progressão geométrica, agora após o lançamento de vários produtos, dois deles começam a deixar clara qual a postura da empresa, o Goolgle Chrome e o Sistema Operacional Google, ou seja, está declarada a guerra à Microsoft, que hoje se vê desafiada por um concorrente que seguiu a cartilha do próprio Gates, não tendo medo de desafiar e de ousar!
Os resultados? Bom, é difícil prever, o que se espera é que toda essa disputa reflita em favor dos usuários e do próprio mercado, colocando produtos que seja eficientes e eficazes, e não exijam que a cada atualização, sejamos obrigados a fazer um "upgrade" de nossos computadores! Enfim, muita coisa ainda vai acontecer, ser dita, ser lançada, agora é aguardar para ver que se salva desse conflito.
Kelsen Pio Belo Coelho