quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cilada Cibernética: Versão pirata do GTA V para PCs é um pacote de vírus

 
 
Com o sucesso de Grand Theft Auto V, diversos jogadores começaram a criar petições e pedir uma versão do game para os PCs, plataforma que ficou de fora do lançamento do título. Agora, algumas pessoas resolveram apelar para a pirataria de um jogo que não existe para PCs e estão pagando o preço: 18 GB de vírus.
Alguns jogadores, querendo burlar leis e o bom senso, começaram a baixar um torrent chamado “GTA V Full PC Game + Crack”. O download é do mesmo tamanho que a versão para os consoles de GTA V, trazendo arquivos de instalação como se fosse um game legítimo. Ao tentar instalá-lo, a pessoa é direcionada a um site que faz uma pesquisa falsa para liberar uma chave do título. Obviamente, se trata de um endereço criado para enganar os usuários, enquanto vírus são instalados no computador.
Caso você tentou dar uma de espertalhão, fica o seguinte aviso: A Rockstar Games NÃO lançou Grand Theft Auto V para PCs. Isso pode (e deve) acontecer no futuro, mas, até o momento, todo e qualquer download que você encontrar do game é falso. O fato de você estar baixando o título por torrent já deveria mostrar o seu erro, portanto, saiba que você também pode colocar em risco os seus dados se tentar jogar um título que nem anunciado para computadores foi.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/gta-v/46078-jogadores-baixam-versao-pirata-de-gta-v-para-pcs-e-recebem-18-gb-de-virus.htm#ixzz2ieuF70t6

Análise da notícia

Tal prática não é novidade para ninguém, não estou defendendo a pirataria aqui ou canais de compartilhamento, apenas expressando minhas idéias, como o surgimento dos programas de compartilhamento como o Napster e o Emule,  das redes P2P, principalmente o Bittorrent, a indústria de diversão se viu em apuros com dezenas de seus títulos baixados aos milhares sem o pagamento dos mesmos, jogos, CDs, DVDs, programas, não há limites para isso, e com o passar do tempo os usuários de tais serviços começaram a perceber um aumento exponencial de arquivos compartilhados infectados com vírus de computador, o que ajudou a disseminar muito mais rapidamente a ação dessas pragas virtuais, o que ninguém parou para pensar era quem estava por trás disso, bom, há alguns anos atrás com o lançamento do CD "American Life" da Cantora Madonna, CD esse que explodiu nas paradas de sucesso, começou a ser divulgada uma informação curiosa, muitas pessoas que baixaram o CD pela internet se depararam com as seguintes situações:
  1. As músicas do CD vinham incompletas, mesmo mostrando o tamanho normal das faixas, com duas estrofes apenas e depois voltando ao início;
  2. Os usuários alegavam que os arquivos estavam vindo infectados, até mesmo com novos vírus ainda desconhecidos por muitos antivírus.
Bom, o fato é que isso foi bem divulgado na Web à época e lançou-se a suspeita de que as próprias gravadoras estariam colocando esses arquivos na rede para penalizar quem copiasse ilegalmente qualquer música, não comprovei isso, mas como trabalhava com tecnologia e com manutenção de sistemas, diversas pessoas me procuravam com suas máquinas que mais pareciam um "ninho" de vírus e quase todas tinham uma coisa em comum, eram usuários de compartilhadores de arquivos ou redes P2P.
 
É um direito da empresa defender os seus ativos, mas a prática de tais ações é bastante questionável, uma vez que a disseminação indiscriminada de vírus é algo próximo ao "terrorismo digital", ato esse que já é punido com prisão em muitos países. Bom, se você quer o jogo GTA V para PCs, vai ter que esperar a empresa fabricá-lo para essa plataforma e compra-lo, se você quer compra-lo para o seu console hoje, compre! Se o preço não é atrativo - algo que não é novidade por aqui - bom, ficam duas sugestões:
 
  1. É fácil você conseguir comprar o game original pela Web através de sites legalizados e importa-lo, além de sair bem mais barato, ou pedir para alguém trazer para você.
  2. Se não tem como fazer a opção acima, vale por aqui a lei da "oferta e da procura", se todos os usuários que querem comprar o GTA V, não comprassem agora, deixando-o encalhar nas prateleira e se manifestando pela redução do preço - algo que talvez faça o PS4 ficar mais barato - isso rapidamente aconteceria.
 
É preciso tomar muito cuidado hoje com o que se copia da Web, acreditar que as empresas não fazem isso, é também acreditar que as operadoras de telefonia e TV a Cabo que oferecem serviços de internet ADSL não fazem o "traffic shaping".
 
Kelsen

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Os 15 Consoles Mais Vendidos da História





Quais são os 15 consoles mais vendidos da história?

A gente faz essa pergunta sempre que uma geração de consoles vai saindo de cena e outra nova vai entrando no lugar. É que é uma curiosidade inevitável, pois acaba dando aquele friozinho na barriga de, digamos, nostalgia.

A história dos consoles é tão longa e rica que vale contemplar a lista a seguir, com informações do Wikipedia.

Bom delírio!

15º console mais vendido da história

Nintendo 3DS (2011) - 32,4 milhões de unidades

14º console mais vendido da história

Nintendo 64 (1996) - 32,9 milhões de unidades

13º console mais vendido da história

Atari 2600 (1977) - 40 milhões de unidades

12º console mais vendido da história

Mega Drive (1988) - 41,9 milhões de unidades


11º console mais vendido da história

SNES (1990) - 49,1 milhões de unidades


10º console mais vendido da história

NES (1983) - 61,9 milhões de unidades

9º console mais vendido da história

PSP (2004) - 76,3 milhões de unidades

8º console mais vendido da história

Xbox 360 (2005) - 78,2 milhões de unidades

7º console mais vendido da história

PlayStation 3 (2006) - 80,4 milhões de unidades

6º console mais vendido da história

Game Boy Advance (2001) - 81,5 milhões de unidades

5º console mais vendido da história

Nintendo Wii (2006) - 100 milhões de unidades

4º console mais vendido da história

PlayStation (1994) - 102,4 milhões de unidades


3º console mais vendido da história

Game Boy (1989) e Game Boy Color (1998) - 118,6 milhões de unidades


2º console mais vendido da história

Nintendo DS (2004) - 153,9 milhões de unidades


E... tcham, tcham, tcham, tchaaammm...


O console mais vendido da história!

PlayStation 2 (2000) - 155 milhões de unidades


Bom, como dá para ver pelo ranking, o desempenho histórico da Nintendo em termos de consoles vendidos sempre foi invejável. É triste ver o que anda acontecendo com o Wii U. Agora, só o tempo para dizer como esse ranking vai se moldar.
 
E você? Já tem alguma aposta para a 8ª e nova geração?

Será que o PlayStation 4 ou o Xbox One podem desbancar todos esses consoles da lista?

Matéria: http://www.gamelib.com.br/geral/os-15-consoles-mais-vendidos-da-historia


Análise da Notícia

Bom, fica claro a superioridade do PS2, mas uma observação deve ser feita, o Atari - fabricado em 1977 e lançado no Brasil em 1983- vendeu 40 milhões de unidades, ficando a frente do Nintendo 64 - fabricado em 1996 - e do  Nintento 3DS - fabricado em 2011 - deve-se levar em conta que em 1977, o poder aquisitivo das pessoas não era tão grande como hoje, mesmo em países desenvolvidos, no Brasil, o Atari foi um sonho de consumo de muitas crianças e graças a Deus que empresas nacionais como a CCE e a Gradiente licenciaram o produto e venderam versões compatíveis com o Atari, mas bem mais baratas, como o célebre Supergame da CCE, o Atari perdeu espaço para a chamada 2ª geração de vídeo-games (16 Bits) como o Megadrive (1988), com imagens um pouco melhores e mais bem definidas, acessórios como a pistolas para jogos de tiro e o volantes para jogos de corrida - quem não desejou poder jogar "Enduro" com aquele console de volante e câmbio do Megadrive? - ou seja, mesmo com intervalos de 19 e 24 anos, ele ainda foi superior a produtos muito superiores tecnicamente falando, acredito que proporcionalmente aos fatores de mercado, poder econômico e acesso à tecnologia, se isso fosse calculado, poderíamos afirmar que o Atari foi o recordista absoluto em toda a história dos vídeo-games.

Kelsen

Nintendo anuncia fim da produção do Wii

Wii

Chegou a hora de dar adeus ao Wii. Depois de encerrar a produção no Japão, a Nintendo declarou que o irmão mais velho do Wii U não será mais fabricado em todo o mundo. As informações são do Kotaku.
 
O anúncio está no no site japonês da Big N com a mensagem "fabricação encerrada". Desde o lançamento do Wii U, no final de 2012, o console da geração passada ainda era comercializado – como já é de costume das empresas quando colocam um novo produto no mercado.
 
O Nintendo Wii foi lançado em 2006 e foi o primeiro videogame a introduzir um controle que reconhece movimento, sem fio. O dispositivo vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, se tornando, hoje, a quinta plataforma mais vendida em todo o mundo.
 
Com o tempo, suas vendas foram caindo, principalmente depois do lançamento do Kinect, o sensor de movimentos do Xbox 360 e do PlayStation Move, da Sony.
 
No ano passado, a empresa lançou o seu sucessor Wii U, que não vem obtendo muito sucesso pela falta de títulos para o console, mesmo sendo capaz de rodar jogos do seu antecessor. No primeiro semestre de 2013, a expectativa era de que fossem vendidas 5,5 milhões de unidades, mas a previsão foi diminuída para 4 milhões. No final, a empresa acabou vendendo ainda menos do que isso: apenas 3,45 milhões.
 
Com o lançamento dos novos Xbox One e PlayStation 4 se aproximando, é bem provável que a empresa veja sua participação no mercado cair ainda mais.
 
No Brasil
 
O Wii chegou no Brasil no dia 19 de dezembro de 2006 custando R$ 2.399. O preço salgado e pouco competitivo fez com que o console fosse pouco vendido por aqui nos primeiros meses. Atualmente, quase sete anos depois, é possível encontrar o aparelho em lojas credenciadas por menos de R$ 800.
Agora, o país se prepara para receber o Wii U, que deve chegar até o final de novembro, mês que o Xbox One e o PlayStation 4 também serão lançados.
 
 

 
Análise da Notícia
 
Bom, isso cedo ou tarde iria acontecer, e se levarmos em conta o avanço da tecnologia, até que o Wii sobreviveu bem, mas fica a pergunta: o que eu vou fazer agora com o meu Wii? Vender? Jogar fora? Bom, quem não conheceu a história do Atari, deve saber que o console foi um marco no mundo dos jogos, principalmente aqui no Brasil, e mesmo tendo sido deixado de lado por um tempo, voltou a ativa e hoje é alvo de colecionadores fanáticos ou saudosistas como eu, então qual a lição que fica? Bom, quem tem o Wii e gosta do console na minha opinião, deveria adquirir o maior número de jogos e acessórios possíveis, é fato que surgirão os "Wii Lovers" e vai ter mercado para esse console, mesmo com sua fabricação encerrada, conhecer o funcionamento do Wii, suas atualizações, Bios, etc é o que vai ajudar a manter ainda por décadas esse console, diferente de países como o Japão, existe por aqui uma cultura saudosista e que resiste ao tempo, então, bem vindo Wii a esse novo grupo.

Kelsen

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fórum Relações de Consumo em Telecomunicações - Mais avaliações

Logo após um intervalo, houve a apresentação do Painel 1 do Fórum, com o título: “Mecanismos de Conciliação e Mediação e as demandas de telefonia no País”, tendo como moderador o sr. Paulo Pimentel de Viveiros - Diretor Jurídico Consumidor e Trabalhista – Embratel/Claro - que deu uma abertura interessante, colocando como posição pessoal o fato de sempre buscar uma conciliação pacífica ao invés de se recorrer às vias judiciais. 

Sr.ª Mariella Ferraz de Arruda P. Nogueira
Logo em seguida, a Sr.ª Mariella Ferraz de Arruda P. Nogueira – Magistrada Auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - apresentou as principais ações da Corregedoria em 2013, como a Interlocução com grandes demandados, a proposição de um novo modelo de trabalho junto as juizados especiais - conciliação/gestão, o esforço na capacitação não apenas dos integrantes do poder judiciário como também dos prepostos das empresas e o uso de meios de avaliação de serviços. Na minha opinião, um dos grandes pontos abordados pela Magistrada é a importância da Gestão em todo esse processo, implicando no melhor treinamento de pessoas e na minha opinião, não melhor qualificação e investimento em gestores capacitados para





Sr. André Felipe Gomma de Azevedo
O Sr. André Felipe Gomma de Azevedo – Membro do Comitê Gestor do Movimento Nacional pela Conciliação - SNJ - colocou uma questão interessante, a visão que se tem de Estado e do Poder Judiciário, que o poder judiciário não é apenas um lugar para se "ouvir uma sentença", mas um lugar para conciliação. É interessante observar que até agora, sempre se citou como ponto principal a gestão inteligente do processo, fica claro que o papel de um gestor público - já que se trata de um serviço prestado para o público - é fundamental. Também relatou que a grande importância para um Magistrado é que num processo, exista sempre a questão da conciliação e principalmente, que as partes envolvidas estejam preparados para oferecer e dispostos a receber uma conciliação. Tudo acaba voltando ao principal ponto a necessidade de gestores - aqui chamados de prepostos - bem preparados, que são a cara do Estado, da Empresa perante o usuário. Um dos critérios sugeridos além do melhor preparo, é a avaliação do preposto, se analisarmos isso, todo um mecanismo, toda uma estrutura hoje tem que ser mudada para que isso ocorra de fato.

É interessante observar que existe um consenso de que o melhor caminho é o da conciliação para a solução mais rápida e mais profissional para questões entre consumidores e prestadores de serviços - operadoras - a pergunta é a seguinte: Com tantos representantes das empresas de Telecomunicação presente no evento, e todos parecem rezar a mesma cartilha, o que está havendo que isso não é posto em prática, dada o gigante número de reclamações e processos contra empresas de telefonia?


Kelsen Pio Belo Coelho
Especialista em TI

É o fim do Facebook?

Empresas de jogos começam a migrar para smartphones e rede social pode ver sua maior fonte de lucro ir embora

Por Bruno Iacona de Bello em 24/Ago/2012

Esta é uma notícia antiga, publicada em 24/Ago/2012. Leia as últimas notícias publicadas no box ao lado ou clique aqui para ver todas notícias mais recentes.
O Facebook é a maior rede social do mundo, mas precisa de conteúdo para manter seus mais de 900 milhões de usuários ativos no site. E vai ser necessário muito esforço, pois as empresas de jogos estão debandando do site.
A Zynga, maior desenvolvedora de jogos sociais do Facebook, disse que percebeu um declínio em suas finanças e diz que se deve ao ambiente difícil da rede. Outras empresas também estão saindo, porque notaram maior interesse dos usuários em jogar pelo smartphone ao invés de usar a rede social.
Reprodução/TechCrunch
Mitch Lasky, investidor de risco na Benchmark Capital, empresa especializada em empresas de games, acredita que o Facebook é viável para desenvolvedores independenes. "Mas as empresas que aspiram se tornar grandes editoras de jogos estão saindo da plataforma para aparelhos móveis e a internet aberta. As editoras não estão convencidas de que os custos do Facebook valem a pena", disse.
Um exemplo é a CrowdStar, que tinha jogos sociais no site de Zuckerberg. Entre 2010 e 2011, resolveu lançar games para iPhone e iPad. A partir daí, a receita no Facebook caiu de 90% para 50%. Esse ano a empresa espera apenas 10% da rede social. O resto deve vir dos smartphones e tablets.
Outro motivo que faz as empresas saírem do Facebook é o valor alto que ele cobra pelos games: 30% de comissão sobre a receita gerada no seu site. O contrato com a Zynga, por exemplo, dura até 2015. E a empresa é responsável por 12% do faturamento da rede social.
Preparem seus botes, pois o barco pode estar afundando.
Via: O Estado de S. Paulo

Fórum Relações de Consumo de Telecomunicações - Opiniões

Ao participar do Fórum de Relações de Consumo de Telecomunicações, de início foi apresentado uma mesa de debate de peso: Marco Aurélio Gastaldi Buzzi - Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Sr. José Carlos Araújo – Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Levy – Diretor Executivo - FEBRATEL, Sr.ª Juliana Pereira da Silva - Secretária Nacional do Consumidor – Senacom – Ministério da Justiça, Sr. Maximiliano Martinhão - Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Sr. João Baptista Rezende - Presidente - ANATEL, Sr. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho - Presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor – Conselho Federal da OAB, houve a apresentação geral dos palestrantes e a primeira a falar foi a Sr.ª Juliana Pereira da Silva do SENACOM, ao explanar que o consumidor hoje tem outra postura, quer um "smartphone", um "Tablet", e quer um serviço de qualidade, exige um serviço de qualidade, com um preço justo.

Em palestra iniciada pelo Ministro Marco Aurélio Buzzi, o ministro teceu comentários que pareciam agradar a todos, falando do mercado, dos consumidores, das empresas de telecomunicação, e teceu um discurso meramente político e polido, é interessante observar que neste tipo de fórum quando se fala em relações Consunidor X Prestadores de Serviço, parece que existe apenas um "mal entendido" de fácil solução, até se falou e foi ventilado que não é culpa das operadoras não fornecer  a velocidade de banda larga combinada.O ministro em sua explanação deixou claro o seguinte: "A sentença não resolve conflitos sociológicos", dando a entender que não cabe ao Judiciário resolver questões que poderiam ser resolvidas entre as partes, mas onde o consumidor consegue fazer frente às operadoras de telefonia? Um dos preceitos da Sociologia é a clara observância dos fenômenos sociais e suas relações, ter tal atitude de pedir que não lotem o judiciário com ações sobre relações de consumo, é o mesmo que pedir para que seja válido o tipo de relação que ocorria antes do Código de Defesa do Consumidor, onde se entendia que caberia ao mercado regular suas relações com os consumidores, mas a via judiciária é o remédio garantido pela Constituição para que o cidadão, as empresas e qualquer parte que se sinta prejudica que busque seus direitos na forma máxima existente, a forma legal. É curioso ver a postura de um ministro do STJ em relação a isso, em um estado capitalista, ainda mais em países em desenvolvimento, onde empresas visam claramente o lucro ,fornecendo mais e oferendo menos, e menos ainda, não cumprindo sequer com o que é acordado nos contratos feitos com os consumidores e com o Governo. Há claramente um grande abismo entre o que as instâncias superiores enxerga e o que a sociedade enxerga.


Kelsen Pio Belo Coelho
Especialista em TI

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tecnologia SSD – State Solid Drive – A Revolução?


Postei um vídeo referente a uma nova tecnologia para armazenamento de informações – repare que eu disse armazenamento de informações e na HD – e que deve ser o provável substituto do HD convencional, o SSD (State Solid Drive), mas resolvi esclarecer um pouco sobre essa nova tecnologia. Tecnologia SSD deixa seu PC mais rápido!.

O que é? É um dispositivo com um conjunto não móveis, para armazenamento de dados digitais não voláteis!? Entendeu? Significa o seguinte: é um novo tipo de dispositivo para armazenamento de informações, feito com componentes totalmente eletrônicos, não se aplica mais o termo disco, já que o disco rígido normal tem esse nome devido aos discos metálicos internos usados para armazenamento de informações, além de um braço mecânico que faz toda a leitura e gravação das informações.

hd tradicional
 
 
 
 Drive SSD

Vale a pena? Sim, o grande problema do Hard Disk ou Disco Rígido é que sua estrutura ainda é baseada no projeto original da década de 1950s, mesmo com os avanços tecnológicos, mudança no material dos discos, motores mais modernos e rápidos, cabeças de leitura/gravação mais sensíveis, o HD esbarrava nos seguintes pontos:

  1. os componentes mecânicos por mais modernos que fossem tinham um limite de velocidade que não acompanhava os demais componentes do computador, como as memórias;
  2. por ser um processo mecânico de acesso às informações, era inevitável o problema com altas temperaturas, daí a recomendação de se colocar mais de um “cooler” no computador e até um “cooler” para o HD para resfriamento;
  3. problemas de temperatura e sua estrutura mecânica tornavam o HD um dispositivo mais sensível a choques, fosse por quedas, esbarrões, trepidações etc, o que acabava sempre provocando erros – às vezes irreparáveis – no disco.

Onde o SSD é melhor? A tecnologia empregada nos discos é a mesma dos “flash drives”, conhecidos como “pen drives”, para quem não sabe ou não se recorda, o princípio dos “pen drives” é o mesmo das as memórias do computador, assim o SSD apresenta as seguintes vantagens:

  1. É muito mais rápido no seu processo de escrita e leitura de dados,  sendo utilizado o padrão de microssegundos ou milionésimos de segundos, enquanto o HD utiliza milissegundos ou milésimos de segundos, algo assim: enquanto um HD leva de 5 a 10 ms para acessar uma informação, o SSD leva de 0,3 a 0,6 ms para a mesma operação;
  2. por não conter partes mecânicas, fica praticamente livre de problemas de choque, vibrações, não tem problemas de temperatura como o HD e tem seu consumo de energia bem reduzido, o que é ótimo para dispositivos móveis, principalmente notebooks;
  3. sua tecnologia torna uma máquina muito mais rápida, já que seus componentes estariam equiparados com os demais componentes do computador – que são mais rápidos que o HD.



O SSD vai enterrar o HD? Nos dias atuais, não, ainda vai levar um tempo para essa tecnologia se solidificar por aqui e mais ainda, substituir totalmente os HDs, o problema hoje é o preço dos mesmos, mas que vem tendo uma queda significativa e deve sim ser adotada como padrão pelo mercado em pouco tempo;

Então meus velhos HDs não vão servir para nada? Pelo contrário, o ideal é usar tanto o HD de computador, como o de notebook para backups, “cases” externos para hd custam entre R$30,00 e R$50,00, então você tem aí um ótimo dispositivo para guardar seus arquivos mais importantes, como fotos, projetos e outros documentos e o melhor é que esses dispositivos tem conexão USB, sendo que o PC vai visualizar o novo disco externo como se fosse um simples pen drive.
 


Kelsen Pio Belo Coelho
 


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mário Bros - A Criação de Um Ícone

Como Shigeru Miyamoto deu vida ao encanador mais famoso do mundo


O personagem mais famoso da história dos videogames, um encanador cheio de carisma chamado Mario, foi criado pelo desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto, e serve como mascote da Nintendo há 30 anos. O herói estrelou 200 jogos diferentes, já jogou tênis, virou médico, tomou cogumelos e salvou a Princesa Peach incontáveis vezes do vilão Bowser.
Aqui nós contamos os detalhes da criação de Mario, seu humilde começo como carpinteiro que deveria resgatar uma donzela até o desenvolvimento de clássicos como Super Mario Bros. Conheça os títulos e as histórias que ajudaram a conceber a lenda maior dos jogos:

Jumpman

Assim que os videogames passaram a se tornar uma forma rentável de entretenimento, Shigeru Miyamoto se viu contratado pela Nintendo com a pressão de criar um arcade para competir com Space Invaders e Pac-Man nos fliperamas ao redor do mundo - e colocar a Nintendo no mapa. Miyamoto concebeu um jogo baseado em Popeye, mas quando o licenciamento do desenho não vingou, o japonês adaptou um dos triângulos amorosos mais famosos da cultura pop - Popeye, Olívia Palito e Brutus - para um cenário à moda King Kong.
Em Donkey Kong, lançado para arcades em 1981, um gorila atirava barris no pobre Jumpman, um carpinteiro que deveria resgatar sua namorada, Pauline (conhecida primeiramente somente como Lady, ou seja, a Dama), dos braços do vilão animalesco.

It’s a me, Mario

O nome original de Mario, Jumpman, vem de sua mecânica simples aplicada ao game, que terminaria sendo a marca registrada do herói. Como o título seria lançado para arcades, a Nintendo teve que atribuir uma ação a um único botão: o de pulo.
Antes de Mario ganhar seu nome definitivo, Miyamoto considerou chamá-lo Mr. Video, para usar sua criatura em diversos tipos de jogos. O problema é que o nome poderia confundir o público em inglês... Diz a lenda, então, que durante uma reunião de diretoria da Nintendo, na qual Miyamoto estava presente, o dono do prédio entrou para cobrar o aluguel atrasado. Seu nome era Mario Segali.
Muita gente ainda acredita que o nome completo do personagem é Mario Mario, enquanto o seu irmão se chamaria Luigi Mario. Em entrevista à revista GameInformer, o desenvolvedor explica a confusão: “Hollywood fez uma versão de Mario Bros. para o cinema. Havia uma cena no roteiro em que eles precisavam dar um sobrenome aos personagens. Alguém sugeriu que, porque eles se chamam Mario Bros., o sobrenome deles seria Mario. Eu escutei isso e gargalhei. Claro, isso acabou incluído no filme. Mas assim como Mickey Mouse não tem um nome real, Mario é somente Mario, e Luigi é somente Luigi”.

Menos tecnologia, mais criatividade

Foi a tecnologia possível nos anos 1980 que deu a Mario suas características, como explica seu criador em entrevista ao site Popular Mechanics: “Por conta da tecnologia da época, era muito difícil criar um personagem ímpar, havia uma paleta de cores e formatos muito limitada. Se você olhar para o rosto do primeiro Mario, vai perceber que ele é feito de somente sete retângulos. Meu objetivo era criar um personagem mais distinto possível com essa palheta limitada. Por conta disso, ele tem características tão fortes, como seu narigão”. Um chapéu e o vasto bigode completam o visual básico.
Sobre a paleta de cores limitada, Miyamoto falou à Eurogamer: “Mario era originalmente vermelho, azul, branco e preto. Somente em Super Mario Bros. 3 [de 1988] mudamos a cor de seu cabelo. Como o bigode era a continuação do desenho da boca, ele permaneceu preto, mas nos sentíamos mal por Mario não ter uma cor de cabelo definida, daí fizemos castanho”.

Contra o macaco

Logo depois de salvar a mocinha do jogo de 1981, Mario foi o antagonista de Donkey Kong Jr., lançado em 1982, em que o jogador controla o filho do gorila, na missão de salvar Kong, sequestrado pelo encanador. Mario foi vilão mais uma vez: em Donkey Kong Circus (1984), da série Game and Watch, ele aprisionava o gorila para apresentá-lo como atração de seu circo. Depois disso, o personagem ainda apareceu juntamente a Donkey Kong em um game de hóquei, e na série animada The Saturday Supercade.
No desenho, porém, Mario já é apresentado como um protagonista heroico, enquanto o macaco acaba novamente no papel de adversário. Mario aparece rápido no pano de fundo de outros jogos da série Donkey Kong, mas a Nintendo optou por não colocar o carpinteiro em Donkey Kong 3. O videogame foi um fracasso de vendas - o que abriu as portas para uma nova saga, que começou com Mario Bros., jogo de arcade de 1983.

Mario e Luigi, os encanadores

A definição do papel de Mario seguia o contexto do jogo; como em Donkey Kong o cenário era uma construção, Mario era um um carpinteiro. No caso de Mario Bros., a ação se passaria toda embaixo da terra, e alguém da produção sugeriu que Mario parecia muito mais um encanador. Miyamoto então decidiu que o videogame se passaria nos esgotos de Nova York, e que Mario seria um americano com ascendência italiana. Para criar um submundo cheio de inimigos, a inspiração veio do jogo de arcade Joust, de 1982, em que dois personagens batalhavam pterodátilos, montados em avestruzes voadores.
Por algum motivo, Miyamoto povoou os esgotos com tartarugas (as Tartarugas Ninja só apareceriam em 1984...). Assim como Joust, Mario Bros. também teria um segundo jogador, e o desenvolvedor criou o irmão de Mario, Luigi, que tinha quase o mesmo design do protagonista, mas com uma paleta de cores diferente. A mecânica era similar à do primeiro jogo, conforme diz Miyamoto ao Nintendo Channel: “Primeiramente, fiz Donkey Kong. Eu queria que a tela andasse, mas a tecnologia não permitia isso. Deu certo, porque quando você joga em uma tela fixa, você pode ver toda a fase. Então, fiz Mario Bros. Ele também tinha uma tela fixa, o que ajudava a criar uma estratégia”.

Super Mario

O primeiro jogo em que Mario aparece como um adorável encanador que deve salvar a Princesa Peach (ou Toadstool como dizia o livreto da época) do reino de Mushroom das garras de Bowser foi Super Mario Bros., lançado para o Nintendo em 1985.
Toda a estrutura conhecida da série tem sua base aqui: os canos, Goombas e Koopa Troopas, o mundo com seus vários castelos ("desculpe, mas sua princesa está em outro castelo"), os chefes de fase e até mesmo as warp zones, atalhos dimensionais que permitiam passar rapidamente de uma fase a outra. Luigi também aparecia nesse jogo de 1985, mas somente no modo mutiplayer.
De acordo com Miyamoto, sua busca pelo jogo de plataforma, em que a tela não era fixa, terminou em uma sexta-feira, 13. “Eu queria fazer algo que tivesse uma longa distância e parar de fazer cenários com uma tela preta de fundo. Queria um game agradável aos olhos, mas também algo que fosse pop e deixasse um impacto. Eu também queria deixar uma impressão diferente quando as pessoas estivessem no submundo e em cima. Por isso, coloquei o céu como pintura de fundo”. O game alocava somente 40kb de memória de um cartucho. O resto é história.
http://omelete.uol.com.br/super-mario-bros/games/mario-criacao-de-um-icone/
Fonte: 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Administração Pública Federal define certificações para os seus servidores na área de Segurança da Informação

Administração Pública Federal define certificações para os seus servidores na área de Segurança da Informação – Veja aqui as certificações selecionadas

Fonte:http://www.blog.clavis.com.br/administracao-publica-federal-define-certificacoes-para-os-seus-servidores-na-area-de-seguranca-da-informacao-veja-aqui-as-certificacoes-selecionadas/

DSIC

O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC) foi formalizado em dezembro de 2010, e desde então é de grande importância para a Segurança da Informação no cenário brasileiro.
Dentre suas missões temos: planejar e coordenar atividades de Segurança da Informação na Administração pública federal; e ainda diversas outras atividades no que tange a Segurança da Informação nacional.
De acordo com o próprio órgão “o DSIC/SE/GSIPR vem atuando em matérias relacionadas à Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação, definidas como o subconjunto de ativos de informação – meios de armazenamento, transmissão e processamento, sistemas de informação, bem como os locais onde se encontram esses meios e as pessoas que a eles têm acesso – que afetam diretamente a consecução e a continuidade da missão do Estado e a segurança da sociedade. Cada vez mais a identificação dos ativos de informação essenciais é priorizada, seja no setor público ou privado, assim como o tratamento dos riscos a que estes ativos estão expostos, pois o impacto causado pela perda ou indisponibilidade destes ativos pode comprometer toda a cadeia de Infraestruturas Críticas existentes no País, principalmente pela característica de elevada transversalidade que as infraestruturas críticas da informação apresentam, somada a convergência de tecnologias dos dias atuais. Os Ativos de informação, como qualquer outro relevante para o negócio, têm valor para a organização e necessitam ser adequadamente protegidos. “
A fim de conscientizar e preparar melhor a equipe que faz parte da Administração pública federal, foram criadas algumas diretrizes. Neste artigo iremos ressaltar duas delas:
ATUAÇÃO E ADEQUAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 17/IN01/DSIC/GSIPR
Esta norma trata os deveres de uma entidade que atua na área de Segurança da Informação e Comunicação (SIC) na Administração Pública Federal (APF). Um dos deveres é o empenho na obtenção de certificações profissionais, estas de extrema importância na área de Segurança da Informação.
Dentre as atuações e deveres da APF (Administração Pública Federal), destacamos as seguintes:
  • Engajar-se na busca pelo conhecimento e promover ações no sentido de consolidar a cultura de SIC;
  • Empenhar-se para obter certificações profissionais, seguindo preferencialmente as recomendações propostas na tabela em anexo;
  • Prover a capacitação dos profissionais de SIC, em âmbito interno e externo, preferencialmente alinhada às certificações profissionais e aos temas recomendados nos nas duas abaixo;
  • Estabelecer políticas de incentivo ao estudo e à pesquisa, bem como a produção e aquisição de obras literárias e normas técnicas de SIC e áreas correlatas.
Dentre as certificações sugeridas pelo DSIC, temos:
certificacoes-SIC-anexo_A-1
certificacoes-SIC-anexo_A-2
certificacoes-SIC-anexo_A-3

A norma auxilia tantos aos profissionais atuantes na área governamental, como aos gerentes de equipes, na formação e preparo de cada um. Leia o documento na íntegra através do link.
Já em outra norma (18/IN01/DSIC/GSIPR), a Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC) expõe seus deveres para o preparo e formação para os profissionais prestadores de serviços na Administração Pública Federal.
DIRETRIZES PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 18/IN01/DSIC/GSIPR
A norma estabelece o dever de que todas as entidades que prestam serviços na administração pública federal, seja ela de forma direta ou indireta, recebam orientações/instruções em Segurança da Informação e Comunicação.
Será de responsabilidade da Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC), planejar e coordenar a execução das atividades de ensino em Segurança da Informação na Administração Pública Federal.
Anualmente, ao final do primeiro semestre, a CGGSIC irá divulgar uma sugestão de ementa para a grade curricular dos cursos das Escolas do Governo para o ano posterior. Dentre as atividades estão: Sensibilização, Conscientização, Capacitação e Especialização em Segurança da Informação e Comunicações.
Leia a norma na íntegra através do link.
Aproveite a oportunidade para conhecer sobre os cursos oficiais da ISACA, EC-Council (Presencial ou Online), (ISC)2 e CompTIA ofertados pela Clavis Segurança da Informação.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Criadora do Videogame Atari entra com Pedido de Falência nos EUA


Medida tenta recursos para empresa focar em jogos para smartphones.
Atari americana quer se separar do braço francês, a Infogrames.


Atari 2600, um dos videogames mais conhecidos lançados pela companhia (Foto: Divulgação) 
Atari 2600, um dos videogames mais conhecidos lançados pela companhia (Foto: Divulgação)
A Atari, uma das empresas pioneiras no mercado de videogames, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos, comunicou a companhia nesta segunda-feira (21). A companhia é famosa pelo game "Pong" e pelo videogame Atari 2600, populares nas décadas de 1970 e 1980.
O objetivo do pedido de falência é conseguir se tornar independente da parte francesa da Atari, a Infogrames, – grupo chamado de Atari SA - e conseguir fundos para focar no desenvolvimento de jogos com distribuição digital para tablets e smartphones.
A Atari Inc., Atari Interactive Inc., Humongous Inc. e California US Holdings Inc., o braço americano da empresa, se tornariam independentes da Atari SA. "Com o pedido de falência, o braço norte-americano da Atari busca separar suas operações da estrutura financeira do braço francês da companhia", diz o comunicado. "O pedido constitui uma opção estratégica para a Atari nos Estados Unidos, permitindo que se proteja seu velor e suas propriedades intelectuais e consiga recursos financeiros que não eram possíveis dentro da Atari SA".
A Infogrames tem resultados abaixo do esperado há anos e prejudica a operação nos Estados Unidos.
Em dezembro, a Atari anunciou que procurava investidores para levantar uma quantia que permitisse desenvolver jogos para os dispositivos. A empresa já havia mudado seu foco de produção para games por download para smartphones e tablets.
A Atari, fundada em 28 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi uma das empresas pioneiras do mercado de games, com o game "Pong", para os fliperamas, apontado como um dos responsáveis pelo estouro do mercado de videogames, que atualmente arrecada bilhões de dólares em todo o mundo. Como games mais populares estão, além de "Pong", "Centipede", "Asteroids" entre outros.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/criadora-do-videogame-atari-entra-com-pedido-de-falencia-nos-eua.html

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como Corrigir o Erro da Atualização do Windows 7



Os usuários brasileiros da versão 32 bits do Windows 7, da Microsoft, têm sofrido desde o lançamento do último pacote de atualizações do sistema operacional. Isso porque, um erro no update impede a inicialização das máquinas.

Em comunicado, a companhia reconheceu o problema e disse que está trabalhando para resolvê-lo. Mas, enquanto a solução não sai, o Blog Digital, com a ajuda de Rogério Pereira, diretor de operações da Sr. Computador, especializada em manutenção de equipamentos, preparou um passo-a-passo para ajudar os usuários a resolver o erro. Confira.

Passo-a-passo:

1º - Reinicie a máquina.

2º - Enquanto o computador estiver reiniciando, antes de entrar na tela do Windows, pressione várias vezes a tecla F8 até aparecer o menu de boot com as opções de inicialização.

3º - Aparecerá uma tela de múltiplas escolhas, para profissionais da área parecida com a do sistema DOS. Clique em “recuperar seu computador”.

4º - Na sequência, aparecerá uma outra lista, clique em “front de comando”.

5º - Na tela seguinte, digite o comando echo %systemdrive% e então aperte Enter. Então ele vai perguntar qual é a letra do drive do sistema (geralmente é a “C”). Então digite o segundo comando dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions . Depois, reinicie o computador para acessar o Windows.

6º - Após entrar no sistema, vá até o Windows Update e desligue a atualização automática. Para isso, entre em Meu Computador e clique com o botão direito em Propriedades. Uma tela irá abrir e, no canto inferior esquerdo, clique em Windows Update.

7º - Na nova tela, clique em alterar configurações, atualizações importantes e deixe marcado a opção “procurar atualizações”, mas permitindo que se possa escolher quando baixá-la e instalá-la, para que não baixe automaticamente.

8º - O último passo é clicar em confirmar. A partir deste ok, o Windows não vai mais realizar a atualização automaticamente. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Vem aí o Intel Extreme Masters

Campeonato de games que reunirá os melhores jogadores do mundo tem final na Alemanha e prêmios de mais de R$100 mil.



A Intel Extreme Party, evento para a imprensa e convidados, serviu para anunciar a segunda edição de uma etapa brasileira do Intel Extreme Masters, campeonato de games que reúne os melhores jogadores do mundo. A etapa brasileira acontecerá durante a Campus Party, de 28 de janeiro à 3 de fevereiro e será a quinta rodada. A final mundial está prevista para março de 2013, na Alemanha.
Diferente do ano passado, a grande atração do campeonato será o jogo League of Legends (LoL), (jogo de combate em formato multiplayer). A modalidade de LoL contará com a participação de oito equipes previamente classificadas. Essas equipes disputarão um total de 50 mil dólares (cerca de R$102 mil) em prêmios e a classificação para a final mundial.
O Brasil será representado por dois times na modalidade de LoL, o paiN gaming e o Me Salva Batima e por hora são os únicos times conhecidos, já que a Eletronic Sports League (ESL) ainda não divulgou os demais times.
Há também outra atração, o campeonato de StarCraft II: Wings of Liberty, este, aberto ao público, acontecendo nos dois primeiros dias da Campus Party. Para cada dia, serão disponibilizadas 32 vagas e os interessados podem se inscrever no estande da Intel. Os primeiros colocados de cada dia, ganharão processadores da 3ª geração da família Intel Core e discos SSD.
Haverá ainda, entre os eventos da Intel Extreme, um campeonato do inédito StarCraft II: Heart of the Swarm, este, disputado entre os melhores jogadores de StarCraft e valendo prêmios de cinco mil dólares.
O Gerente Mundial de Produtos para Entusiastas da Intel, Brent Mcgray acredita em um público de mais de 100 mil visitantes durante o Intel Extreme Masters e ainda explica o motivo pelo qual, escolheu mais uma vez o Brasil para uma etapa do campeonato.
"O Intel Extreme Masters foi uma das principais atrações da Campus Party do ano passado, isso, aliado a paixão do brasileiro, foram os motivos de trazer o campeonato ao país por mais uma temporada". Além disso, Brent, acredita que o campeonato será acirrado e emocionante.
A Intel ainda aproveitou e mostrou a nova geração de ultrabooks com seus processadores. A novidade fica pelo reconhecimento de movimento, demonstrado através de jogos. A maioria deles, são híbridos e funcionam como tablets, tornando o touchscreen padrão.

10 Lições de Steve Jobs para Ajudar na Sua Carreira


Não resta dúvida que Steve Jobs - Fundador e Gênio da Apple - foi uma das maiores mentes criativas do século e criou padrões e modelos de negócio que são obrigatoriamente seguidos por toda a indústria de tecnologia, polêmico, contestador, Jobs construiu o império da maçã com muito suor e com certeza muitas lágrimas de muita gente, havia um ditado na Apple que dizia que qualquer relacionamento com Steve Jobs ali se resumia a duas posturas: ou você o ama ou você o odeia, não há outro meio termo. Jobs tinha uma maneira de extrair o melhor de cada um não importava a forma que fosse, mas não há como negar que seu comportamento e suas atitudes levaram tanto ele como a Apple ao patamar que estão hoje, e suas lições valem merecem pelo menos uma reflexão.

SÃO PAULO - Um artigo publicado na revista Forbes lista as maiores lições que o fundador da Apple, Steve Jobs, pode ensinar sobre carreira, negócios e vida pessoal. Você sabe quais são elas? Confira abaixo.




1. Ame o que faz
Jobs era cercado de coisas que ele amava: sua empresa, seus produtos e até as pessoas com que trabalhava. Claro que ele se tornou um bilionário ao longo do tempo (e como não amar isso?), porém, a questão é ter insistido em uma paixão.
“Nós todos temos maus empregos, seja por um ponto ou outro. Mas a grande questão que você tem que se perguntar é: estou no trabalho certo? Eu encontrei o que quero fazer para o resto de minha vida? É esse o grupo de pessoas com quem quero trabalhar?”, questionou o autor da publicação, Eric Jackson. “Se predominarem as respostas negativas, tenha coragem de fazer uma mudança o mais rápido. A vida não dura para sempre, como nós mesmo vimos com Jobs. Comece a construir seu caminho agora”.

2. Não tolere palhaços ao seu redor
Durante sua vida, Steve tinha um senso detector de palhaços. Ele não deixava pessoas desse tipo se proliferarem em suas empresas. Por quê? Steve acreditava que pessoas que faziam piadas sobre tudo, não levavam nada a sério e até passavam do limite não conseguiam tomar decisões que não fossem “de palhaços”. “Palhaços contratam palhaços. Não deixe que eles se enraízam em torno de você”.

3. Você não pode fazer tudo sozinho
Entre a primeira e segunda vez que Jobs comandou a Apple, ele se tornou um chefe muito melhor. Ele aprendeu que não dá para carregar tudo nas costas, inclusive em sua carreira. Você precisa de pessoas talentosas, inspiradoras e que você goste delas. O mais importante: elas devem ter a oportunidade de ter sucesso por conta própria, não ser apenas seu fantoche.
“Você deve aprender a ser um grande líder e gestor de pessoas, se quiser ver suas ideias e trabalho tendo impacto sobre o mundo”, resume Jackson.

4. Se você quiser vender algo, se coloque no lugar do comprador
A Apple era especial para Steve, e não porque ela proporcionava muito dinheiro, mas porque ela era do jeito que ele amava. Seus produtos sempre foram os melhores que ele poderia imaginar, e não é à toa que muitas pessoas pensem igual. Isso não vem apenas do marketing da empresa, mas porque o consumidor se identifica e gosta do produto. Como Jobs, acredite no seu produto ou serviço, tente se apaixonar eles. Se você não conseguir, reveja se eles são bons para seu público.

5. Seja o melhor de sua área, mas não seja tão inacessível
“Uma das coisas que aprendi com Steve foi que ele produzia tecnologias tão surpreendentes, que até seu custo valia a pena. Os produtos da Apple são caros para muitas pessoas, mas quem compra, adora", disse a publicação. Um iPhone, por exemplo, é utilizada tanto pela classe média, quanto para a classe alta. O diferencial da Apple não é exclusividade, mas sim a experiência do consumidor.

6. Se você não vence a competição no jogo, mude as regras
Quem iria trocar o mp3 e músicas grátis por um iPod que obrigava seus usuários a pagarem pelo que ouve? Os smartphones tinham teclados físicos, como do BlackBerry, Palm Treo e até o Android, do Google. Mas, a Apple lançou algo totalmente diferente com a tecnologia touch. Jobs revolucionou mercados que ninguém acreditava que poderia liderar, passando por gigantes como Samsung, Dell e Google.
A maior lição disso é que não há jogo que você não possa vencer, basta pensar diferente e mudar as regras do tabuleiro.

7. Não brinque com sua saúde
Além das lições de liderança, criatividade e de negócios, é impossível não falar sobre as lições que Jobs poderia lhe ensinar sobre a saúde. “É ótimo celebrar o que Jobs fez em sua vida e aprender com ele, mas o fato é que ele não está mais aqui. E ele provavelmente ainda estaria se tivesse tratado agressivamente seu câncer, como seus médicos sugeriram quando descobriram a doença. Em vez disso, Steve utilizou um monte de terapias naturopáticas que não eram eficazes”.
Quando ele finalmente seguiu os conselhos médicos, muito tempo já tinha se passado para salvá-lo. Cuidar da mente é importante, mas ter saúde para seguir em frente é essencial.

8. Não se acomode com o sucesso
A Apple demorou 10 anos para liderar as vendas de celular. E, uma vez que chegou ao topo, muitos achavam que Jobs e os executivos da Apple poderiam descansar e aproveitar sua fortuna e sucesso profissional. A Apple não fez nada disso. Pelo contrário, continuou trabalhando duro visando conquistar outros mercados.

9. Não tenha apenas um embrulho, mas também uma apresentação
Steve Jobs foi quase mítico quando o assunto era a apresentação de um produto. Críticos da Apple não gostavam disso, pois alegavam que Jobs lançava uma espécie de feitiço sobre as pessoas. Mas, em vez de apenas criticar, por que não aprender com ele? Uma boa apresentação causa ótimas impressões. Invista nisso em sua empresa ou carreira.
  
10. Você faz um trabalho que se orgulharia em mostrar a seus amigos e familiares?
Lembra da primeira lição de Jobs? Além da paixão, você também precisa ter orgulho do que faz. Uma das máximas da Apple é testar seus funcionários sobre seu trabalho: você se orgulha do que está fazendo? Falaria bem dele para seus colegas e familiares?
Essa é uma ótima maneira de motivar seus subordinados, pois seu foco muda da empresa para o trabalho do funcionário. Será que o problema não pode vir de você? Isso serve tanto para a vida pessoal quanto profissional. Afinal, ao chegar em casa, você se orgulha do que fez ao longo do dia?




terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Lá vem 2013 e os velhos problemas de informática vêm junto...


Bom, 2013 chegou e ainda estou tentando me livrar de alguns problemas tecnológicos de 2012, vírus, rootkits, spammers, spywares, etc... e como estou prevendo (não sou vidente ou coisa parecida) 2013 reserva uma série de dores de cabeça para todos nós,  então para começarmos bem, estou disponibilizando algumas informações interessantes e úteis como o manual de  "Boas Práticas em Segurança da Informação" do TCU e uma lista de 165 blogs de Segurnça da Informação em Português, além do link de um dos melhores anti-vírus gratuito de 2012 -  vou escrever um outro post sobre essa questão viral - o eleito na relação custo-benefício foi o Avast 7, um boa leitura para todos.