terça-feira, 14 de maio de 2013

Administração Pública Federal define certificações para os seus servidores na área de Segurança da Informação

Administração Pública Federal define certificações para os seus servidores na área de Segurança da Informação – Veja aqui as certificações selecionadas

Fonte:http://www.blog.clavis.com.br/administracao-publica-federal-define-certificacoes-para-os-seus-servidores-na-area-de-seguranca-da-informacao-veja-aqui-as-certificacoes-selecionadas/

DSIC

O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC) foi formalizado em dezembro de 2010, e desde então é de grande importância para a Segurança da Informação no cenário brasileiro.
Dentre suas missões temos: planejar e coordenar atividades de Segurança da Informação na Administração pública federal; e ainda diversas outras atividades no que tange a Segurança da Informação nacional.
De acordo com o próprio órgão “o DSIC/SE/GSIPR vem atuando em matérias relacionadas à Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação, definidas como o subconjunto de ativos de informação – meios de armazenamento, transmissão e processamento, sistemas de informação, bem como os locais onde se encontram esses meios e as pessoas que a eles têm acesso – que afetam diretamente a consecução e a continuidade da missão do Estado e a segurança da sociedade. Cada vez mais a identificação dos ativos de informação essenciais é priorizada, seja no setor público ou privado, assim como o tratamento dos riscos a que estes ativos estão expostos, pois o impacto causado pela perda ou indisponibilidade destes ativos pode comprometer toda a cadeia de Infraestruturas Críticas existentes no País, principalmente pela característica de elevada transversalidade que as infraestruturas críticas da informação apresentam, somada a convergência de tecnologias dos dias atuais. Os Ativos de informação, como qualquer outro relevante para o negócio, têm valor para a organização e necessitam ser adequadamente protegidos. “
A fim de conscientizar e preparar melhor a equipe que faz parte da Administração pública federal, foram criadas algumas diretrizes. Neste artigo iremos ressaltar duas delas:
ATUAÇÃO E ADEQUAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 17/IN01/DSIC/GSIPR
Esta norma trata os deveres de uma entidade que atua na área de Segurança da Informação e Comunicação (SIC) na Administração Pública Federal (APF). Um dos deveres é o empenho na obtenção de certificações profissionais, estas de extrema importância na área de Segurança da Informação.
Dentre as atuações e deveres da APF (Administração Pública Federal), destacamos as seguintes:
  • Engajar-se na busca pelo conhecimento e promover ações no sentido de consolidar a cultura de SIC;
  • Empenhar-se para obter certificações profissionais, seguindo preferencialmente as recomendações propostas na tabela em anexo;
  • Prover a capacitação dos profissionais de SIC, em âmbito interno e externo, preferencialmente alinhada às certificações profissionais e aos temas recomendados nos nas duas abaixo;
  • Estabelecer políticas de incentivo ao estudo e à pesquisa, bem como a produção e aquisição de obras literárias e normas técnicas de SIC e áreas correlatas.
Dentre as certificações sugeridas pelo DSIC, temos:
certificacoes-SIC-anexo_A-1
certificacoes-SIC-anexo_A-2
certificacoes-SIC-anexo_A-3

A norma auxilia tantos aos profissionais atuantes na área governamental, como aos gerentes de equipes, na formação e preparo de cada um. Leia o documento na íntegra através do link.
Já em outra norma (18/IN01/DSIC/GSIPR), a Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC) expõe seus deveres para o preparo e formação para os profissionais prestadores de serviços na Administração Pública Federal.
DIRETRIZES PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – Norma 18/IN01/DSIC/GSIPR
A norma estabelece o dever de que todas as entidades que prestam serviços na administração pública federal, seja ela de forma direta ou indireta, recebam orientações/instruções em Segurança da Informação e Comunicação.
Será de responsabilidade da Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CGGSIC), planejar e coordenar a execução das atividades de ensino em Segurança da Informação na Administração Pública Federal.
Anualmente, ao final do primeiro semestre, a CGGSIC irá divulgar uma sugestão de ementa para a grade curricular dos cursos das Escolas do Governo para o ano posterior. Dentre as atividades estão: Sensibilização, Conscientização, Capacitação e Especialização em Segurança da Informação e Comunicações.
Leia a norma na íntegra através do link.
Aproveite a oportunidade para conhecer sobre os cursos oficiais da ISACA, EC-Council (Presencial ou Online), (ISC)2 e CompTIA ofertados pela Clavis Segurança da Informação.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Criadora do Videogame Atari entra com Pedido de Falência nos EUA


Medida tenta recursos para empresa focar em jogos para smartphones.
Atari americana quer se separar do braço francês, a Infogrames.


Atari 2600, um dos videogames mais conhecidos lançados pela companhia (Foto: Divulgação) 
Atari 2600, um dos videogames mais conhecidos lançados pela companhia (Foto: Divulgação)
A Atari, uma das empresas pioneiras no mercado de videogames, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos, comunicou a companhia nesta segunda-feira (21). A companhia é famosa pelo game "Pong" e pelo videogame Atari 2600, populares nas décadas de 1970 e 1980.
O objetivo do pedido de falência é conseguir se tornar independente da parte francesa da Atari, a Infogrames, – grupo chamado de Atari SA - e conseguir fundos para focar no desenvolvimento de jogos com distribuição digital para tablets e smartphones.
A Atari Inc., Atari Interactive Inc., Humongous Inc. e California US Holdings Inc., o braço americano da empresa, se tornariam independentes da Atari SA. "Com o pedido de falência, o braço norte-americano da Atari busca separar suas operações da estrutura financeira do braço francês da companhia", diz o comunicado. "O pedido constitui uma opção estratégica para a Atari nos Estados Unidos, permitindo que se proteja seu velor e suas propriedades intelectuais e consiga recursos financeiros que não eram possíveis dentro da Atari SA".
A Infogrames tem resultados abaixo do esperado há anos e prejudica a operação nos Estados Unidos.
Em dezembro, a Atari anunciou que procurava investidores para levantar uma quantia que permitisse desenvolver jogos para os dispositivos. A empresa já havia mudado seu foco de produção para games por download para smartphones e tablets.
A Atari, fundada em 28 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi uma das empresas pioneiras do mercado de games, com o game "Pong", para os fliperamas, apontado como um dos responsáveis pelo estouro do mercado de videogames, que atualmente arrecada bilhões de dólares em todo o mundo. Como games mais populares estão, além de "Pong", "Centipede", "Asteroids" entre outros.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/criadora-do-videogame-atari-entra-com-pedido-de-falencia-nos-eua.html