
Será implantado nesta terça-feira (18/8) o Sistema de Identificação Digital Automatizado (AFIS) Civil e Criminal da Polícia Civil do DF, que auxiliará os peritos no processo de identificação de pessoas e na checagem rápida de informações a seu respeito.
O programa também tem a capacidade de emitir certificações digitais que podem ser utilizadas para coibir tentativas de fraude em processos de aposentadoria junto à previdência social, vestibulares, concursos públicos, ou até auxiliar o Governo no controle de seus programas sociais. Por exemplo, possibilitará a identificação on-line de todas as pessoas que vão assistir aos jogos na Copa de 2014.
Quem já tiver carteira de identidade não precisará fazer outra para ser digital. Segundo o diretor adjunto do Instituto de Identificação, Claudionor Batista, as informações de todas as pessaos que possuem carteira de identidade já foram digitalizadas, inclusive a foto do documento.
Os 20 postos de identificação, localizados no DF e as unidades do “Na Hora”, estão sendo habilitados desde o começo do ano para receber o novo sistema. Até o começo de setembro, os postos estarão emitindo as carteiras digitais, que vão apresentar a mesma aparência da comum. Contudo, como explica Claudionor, o processo de emissão será mais fácil. "Ninguém vai precisar mais sujar o dedo na hora da impressão, que será digital, além disso, a foto também será tirada na hora".
Fonte: Correio Braziliense
Não há como negar que se trata de um grande avanço - pelo menos por aqui - tecnológico, a "ID" (Identidade Digital), provavelmente vai abrir caminho para o fim de toda uma burocracia existente, pois colocando-se em um único documento, todos os dados importantes - essa é a proposta do Governo - consultas, cadastros, compras, pagamentos, se tornarão mais facéis. Mas alguns pontos tem que ser debatidos, como a questão da segurança, o que pode ser um grande avanço, pode também se tornar uma grande dor de cadeça e um prato cheio para estelionatários, a falta de integralização de bases de dados, de desenvolvimento de Datawarehouses, Dataminings, e outras tecnologias que trabalhem melhor a informação, podem dar a idéia de se trancar uma porta de madeira com um cadeado de ferro, um problema além da questão da segurança é a falta de integração tecnológica entre os Cartórios Brasileiros, permitindo que fraudes ocorram a todo tempo, sem a possibilidade de uma verificação mais rápida e segura, e quem paga por tal atraso é o usuário correto, que é obrigado a aguardar a burocracia e longas filas para conseguir algo além de um reconhecimento de firma.
Vamos esperar e torcer para que esse seja o primeiro de muitos passos para o avanço no uso da tecnologia por aqui!
Fonte: Correio Braziliense
Não há como negar que se trata de um grande avanço - pelo menos por aqui - tecnológico, a "ID" (Identidade Digital), provavelmente vai abrir caminho para o fim de toda uma burocracia existente, pois colocando-se em um único documento, todos os dados importantes - essa é a proposta do Governo - consultas, cadastros, compras, pagamentos, se tornarão mais facéis. Mas alguns pontos tem que ser debatidos, como a questão da segurança, o que pode ser um grande avanço, pode também se tornar uma grande dor de cadeça e um prato cheio para estelionatários, a falta de integralização de bases de dados, de desenvolvimento de Datawarehouses, Dataminings, e outras tecnologias que trabalhem melhor a informação, podem dar a idéia de se trancar uma porta de madeira com um cadeado de ferro, um problema além da questão da segurança é a falta de integração tecnológica entre os Cartórios Brasileiros, permitindo que fraudes ocorram a todo tempo, sem a possibilidade de uma verificação mais rápida e segura, e quem paga por tal atraso é o usuário correto, que é obrigado a aguardar a burocracia e longas filas para conseguir algo além de um reconhecimento de firma.
Vamos esperar e torcer para que esse seja o primeiro de muitos passos para o avanço no uso da tecnologia por aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário