quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cilada Cibernética: Versão pirata do GTA V para PCs é um pacote de vírus

 
 
Com o sucesso de Grand Theft Auto V, diversos jogadores começaram a criar petições e pedir uma versão do game para os PCs, plataforma que ficou de fora do lançamento do título. Agora, algumas pessoas resolveram apelar para a pirataria de um jogo que não existe para PCs e estão pagando o preço: 18 GB de vírus.
Alguns jogadores, querendo burlar leis e o bom senso, começaram a baixar um torrent chamado “GTA V Full PC Game + Crack”. O download é do mesmo tamanho que a versão para os consoles de GTA V, trazendo arquivos de instalação como se fosse um game legítimo. Ao tentar instalá-lo, a pessoa é direcionada a um site que faz uma pesquisa falsa para liberar uma chave do título. Obviamente, se trata de um endereço criado para enganar os usuários, enquanto vírus são instalados no computador.
Caso você tentou dar uma de espertalhão, fica o seguinte aviso: A Rockstar Games NÃO lançou Grand Theft Auto V para PCs. Isso pode (e deve) acontecer no futuro, mas, até o momento, todo e qualquer download que você encontrar do game é falso. O fato de você estar baixando o título por torrent já deveria mostrar o seu erro, portanto, saiba que você também pode colocar em risco os seus dados se tentar jogar um título que nem anunciado para computadores foi.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/gta-v/46078-jogadores-baixam-versao-pirata-de-gta-v-para-pcs-e-recebem-18-gb-de-virus.htm#ixzz2ieuF70t6

Análise da notícia

Tal prática não é novidade para ninguém, não estou defendendo a pirataria aqui ou canais de compartilhamento, apenas expressando minhas idéias, como o surgimento dos programas de compartilhamento como o Napster e o Emule,  das redes P2P, principalmente o Bittorrent, a indústria de diversão se viu em apuros com dezenas de seus títulos baixados aos milhares sem o pagamento dos mesmos, jogos, CDs, DVDs, programas, não há limites para isso, e com o passar do tempo os usuários de tais serviços começaram a perceber um aumento exponencial de arquivos compartilhados infectados com vírus de computador, o que ajudou a disseminar muito mais rapidamente a ação dessas pragas virtuais, o que ninguém parou para pensar era quem estava por trás disso, bom, há alguns anos atrás com o lançamento do CD "American Life" da Cantora Madonna, CD esse que explodiu nas paradas de sucesso, começou a ser divulgada uma informação curiosa, muitas pessoas que baixaram o CD pela internet se depararam com as seguintes situações:
  1. As músicas do CD vinham incompletas, mesmo mostrando o tamanho normal das faixas, com duas estrofes apenas e depois voltando ao início;
  2. Os usuários alegavam que os arquivos estavam vindo infectados, até mesmo com novos vírus ainda desconhecidos por muitos antivírus.
Bom, o fato é que isso foi bem divulgado na Web à época e lançou-se a suspeita de que as próprias gravadoras estariam colocando esses arquivos na rede para penalizar quem copiasse ilegalmente qualquer música, não comprovei isso, mas como trabalhava com tecnologia e com manutenção de sistemas, diversas pessoas me procuravam com suas máquinas que mais pareciam um "ninho" de vírus e quase todas tinham uma coisa em comum, eram usuários de compartilhadores de arquivos ou redes P2P.
 
É um direito da empresa defender os seus ativos, mas a prática de tais ações é bastante questionável, uma vez que a disseminação indiscriminada de vírus é algo próximo ao "terrorismo digital", ato esse que já é punido com prisão em muitos países. Bom, se você quer o jogo GTA V para PCs, vai ter que esperar a empresa fabricá-lo para essa plataforma e compra-lo, se você quer compra-lo para o seu console hoje, compre! Se o preço não é atrativo - algo que não é novidade por aqui - bom, ficam duas sugestões:
 
  1. É fácil você conseguir comprar o game original pela Web através de sites legalizados e importa-lo, além de sair bem mais barato, ou pedir para alguém trazer para você.
  2. Se não tem como fazer a opção acima, vale por aqui a lei da "oferta e da procura", se todos os usuários que querem comprar o GTA V, não comprassem agora, deixando-o encalhar nas prateleira e se manifestando pela redução do preço - algo que talvez faça o PS4 ficar mais barato - isso rapidamente aconteceria.
 
É preciso tomar muito cuidado hoje com o que se copia da Web, acreditar que as empresas não fazem isso, é também acreditar que as operadoras de telefonia e TV a Cabo que oferecem serviços de internet ADSL não fazem o "traffic shaping".
 
Kelsen

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Os 15 Consoles Mais Vendidos da História





Quais são os 15 consoles mais vendidos da história?

A gente faz essa pergunta sempre que uma geração de consoles vai saindo de cena e outra nova vai entrando no lugar. É que é uma curiosidade inevitável, pois acaba dando aquele friozinho na barriga de, digamos, nostalgia.

A história dos consoles é tão longa e rica que vale contemplar a lista a seguir, com informações do Wikipedia.

Bom delírio!

15º console mais vendido da história

Nintendo 3DS (2011) - 32,4 milhões de unidades

14º console mais vendido da história

Nintendo 64 (1996) - 32,9 milhões de unidades

13º console mais vendido da história

Atari 2600 (1977) - 40 milhões de unidades

12º console mais vendido da história

Mega Drive (1988) - 41,9 milhões de unidades


11º console mais vendido da história

SNES (1990) - 49,1 milhões de unidades


10º console mais vendido da história

NES (1983) - 61,9 milhões de unidades

9º console mais vendido da história

PSP (2004) - 76,3 milhões de unidades

8º console mais vendido da história

Xbox 360 (2005) - 78,2 milhões de unidades

7º console mais vendido da história

PlayStation 3 (2006) - 80,4 milhões de unidades

6º console mais vendido da história

Game Boy Advance (2001) - 81,5 milhões de unidades

5º console mais vendido da história

Nintendo Wii (2006) - 100 milhões de unidades

4º console mais vendido da história

PlayStation (1994) - 102,4 milhões de unidades


3º console mais vendido da história

Game Boy (1989) e Game Boy Color (1998) - 118,6 milhões de unidades


2º console mais vendido da história

Nintendo DS (2004) - 153,9 milhões de unidades


E... tcham, tcham, tcham, tchaaammm...


O console mais vendido da história!

PlayStation 2 (2000) - 155 milhões de unidades


Bom, como dá para ver pelo ranking, o desempenho histórico da Nintendo em termos de consoles vendidos sempre foi invejável. É triste ver o que anda acontecendo com o Wii U. Agora, só o tempo para dizer como esse ranking vai se moldar.
 
E você? Já tem alguma aposta para a 8ª e nova geração?

Será que o PlayStation 4 ou o Xbox One podem desbancar todos esses consoles da lista?

Matéria: http://www.gamelib.com.br/geral/os-15-consoles-mais-vendidos-da-historia


Análise da Notícia

Bom, fica claro a superioridade do PS2, mas uma observação deve ser feita, o Atari - fabricado em 1977 e lançado no Brasil em 1983- vendeu 40 milhões de unidades, ficando a frente do Nintendo 64 - fabricado em 1996 - e do  Nintento 3DS - fabricado em 2011 - deve-se levar em conta que em 1977, o poder aquisitivo das pessoas não era tão grande como hoje, mesmo em países desenvolvidos, no Brasil, o Atari foi um sonho de consumo de muitas crianças e graças a Deus que empresas nacionais como a CCE e a Gradiente licenciaram o produto e venderam versões compatíveis com o Atari, mas bem mais baratas, como o célebre Supergame da CCE, o Atari perdeu espaço para a chamada 2ª geração de vídeo-games (16 Bits) como o Megadrive (1988), com imagens um pouco melhores e mais bem definidas, acessórios como a pistolas para jogos de tiro e o volantes para jogos de corrida - quem não desejou poder jogar "Enduro" com aquele console de volante e câmbio do Megadrive? - ou seja, mesmo com intervalos de 19 e 24 anos, ele ainda foi superior a produtos muito superiores tecnicamente falando, acredito que proporcionalmente aos fatores de mercado, poder econômico e acesso à tecnologia, se isso fosse calculado, poderíamos afirmar que o Atari foi o recordista absoluto em toda a história dos vídeo-games.

Kelsen

Nintendo anuncia fim da produção do Wii

Wii

Chegou a hora de dar adeus ao Wii. Depois de encerrar a produção no Japão, a Nintendo declarou que o irmão mais velho do Wii U não será mais fabricado em todo o mundo. As informações são do Kotaku.
 
O anúncio está no no site japonês da Big N com a mensagem "fabricação encerrada". Desde o lançamento do Wii U, no final de 2012, o console da geração passada ainda era comercializado – como já é de costume das empresas quando colocam um novo produto no mercado.
 
O Nintendo Wii foi lançado em 2006 e foi o primeiro videogame a introduzir um controle que reconhece movimento, sem fio. O dispositivo vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, se tornando, hoje, a quinta plataforma mais vendida em todo o mundo.
 
Com o tempo, suas vendas foram caindo, principalmente depois do lançamento do Kinect, o sensor de movimentos do Xbox 360 e do PlayStation Move, da Sony.
 
No ano passado, a empresa lançou o seu sucessor Wii U, que não vem obtendo muito sucesso pela falta de títulos para o console, mesmo sendo capaz de rodar jogos do seu antecessor. No primeiro semestre de 2013, a expectativa era de que fossem vendidas 5,5 milhões de unidades, mas a previsão foi diminuída para 4 milhões. No final, a empresa acabou vendendo ainda menos do que isso: apenas 3,45 milhões.
 
Com o lançamento dos novos Xbox One e PlayStation 4 se aproximando, é bem provável que a empresa veja sua participação no mercado cair ainda mais.
 
No Brasil
 
O Wii chegou no Brasil no dia 19 de dezembro de 2006 custando R$ 2.399. O preço salgado e pouco competitivo fez com que o console fosse pouco vendido por aqui nos primeiros meses. Atualmente, quase sete anos depois, é possível encontrar o aparelho em lojas credenciadas por menos de R$ 800.
Agora, o país se prepara para receber o Wii U, que deve chegar até o final de novembro, mês que o Xbox One e o PlayStation 4 também serão lançados.
 
 

 
Análise da Notícia
 
Bom, isso cedo ou tarde iria acontecer, e se levarmos em conta o avanço da tecnologia, até que o Wii sobreviveu bem, mas fica a pergunta: o que eu vou fazer agora com o meu Wii? Vender? Jogar fora? Bom, quem não conheceu a história do Atari, deve saber que o console foi um marco no mundo dos jogos, principalmente aqui no Brasil, e mesmo tendo sido deixado de lado por um tempo, voltou a ativa e hoje é alvo de colecionadores fanáticos ou saudosistas como eu, então qual a lição que fica? Bom, quem tem o Wii e gosta do console na minha opinião, deveria adquirir o maior número de jogos e acessórios possíveis, é fato que surgirão os "Wii Lovers" e vai ter mercado para esse console, mesmo com sua fabricação encerrada, conhecer o funcionamento do Wii, suas atualizações, Bios, etc é o que vai ajudar a manter ainda por décadas esse console, diferente de países como o Japão, existe por aqui uma cultura saudosista e que resiste ao tempo, então, bem vindo Wii a esse novo grupo.

Kelsen