terça-feira, 14 de julho de 2009

Tecnologia da Pedra Lascada!


Estagiário desvia R$ 3 milhões do INSS

A Polícia Federal prendeu um estagiário do INSS, acusado de desviar R$ 3 milhões durante dois anos.

"A Polícia Federal prendeu um estagiário do INSS, acusado de desviar R$ 3 milhões durante os dois anos em que trabalhou no órgão. No período em que foi estagiário, George Waldemiro Moreira Filho, de 18 anos, comprou seis carros de luxo, mobiliou a casa com artigos de primeira linha e adquiriu equipamentos eletrônicos caros. Moreira foi preso em São Paulo nesta segunda-feira.

A 'Operação Resgate' da Polícia Federal apreendeu tudo, depois de concluir que houve desvio de dinheiro. A Justiça ainda decretou o seqüestro dos valores depositados em contas do rapaz. Com isso, a Polícia Federal estima ter recuperado R$ 2 milhões do total desviado por Moreira.

De acordo com informações da INSS, Moreira começou a trabalhar na instituição em março de 2003, para executar atividades de nível médio. Neste ano, iniciou o curso de Direito, mantendo o vínculo com a Previdência Social. O INSS afirma que, desde o ano passado, o rapaz vinha inserindo dados falsos nos sistemas da Previdência, fazendo uso da senha de outros servidores."

Fonte: O Globo


A notícia acima pode parecer novidade para muitos, mas não é, no Brasil existe uma cultura de desleixo e inversão de valores em relação à segurança da informação que são impressionantes. Órgãos Brasileiros como o INSS, fontes de informações que valem "ouro" literalmente, são alvos de roubos e fraudes de forma até ridícula. A reportagem acima mostra que não importa o as técnicas de segurança da informação aplicadas, quando não é estendida até a peça principal do processo, o ser humano! Não é a primeira vez que o INSS sofre fraudes internas, devido ao uso de informações sigilosas por pessoas não autorizadas, não dá para entender porquê não se aplica um dos princípios básicos da criptografia: confidencialidade de dados. Há alguns anos, a Polícia Federal se viu em maus lençóis ao constatar que informações sigilosas estavam vazando da instituição, devido ao fato de que mais da metade dos servidores internos eram pessoas terceirizadas! Alguns devem se lembrar de uma série de ataques que ocorreu no Rio de Janeiro, ordenados pelo tráficos, mas devido a um fato curioso, estava ocorrendo uma CPI que investigava o crime organizado, as ligações de advogados e magistrados com criminosos, entre outros, uma advogada de um traficante simplesmente pagou a quantia de R$200,00 (Duzentos Reais) para um servidor terceirizado do Congresso, responsável pela área de som, que entregou um cartão de memórica que continha as gravações de todos os depoimentos e tudo o que era dito, inclusive nas sessões sigilosas, após o escândalo e a confusão, foi aberto um concurso público para ocupação de tais cargos por servidores efetivos.

O país vive uma situação interessante, muito se tem feito para modernizar as instituições, e-CPF, chaves públicas, enfim, todo o uso de tecnologia para tornar mais rápido o processamento e o acesso de informações, até com mais segurança, mas ironicamente, a aplicação de tais recursos em órgãos chave do país, parece não ocorrer, acho que o melhor exemplo é a estrutura tecnológica do INSS, que mais parece um queijo suíço, dados os freqüêntes casos de fraudes! Se tais conceitos fossem aplicados por exemplo no Congresso Nacional, com certeza, muito do que é gasto por lá não ocorreria, sejam desvios de verbas de merenda escolar, hospitais, ambulâncias, etc.

É impressionante hoje, o fato de não conseguirmos informações de nossa vida escolar junto ao MEC, da nossa situação de contribuinte no INSS, do uso dos "cartórios digitais", que seriam um verdadeiro avanço no país, pondo fim a uma grande burocracia e aumento a segurança contra diversos tipos de fraudes. Se "em terra de cego, que tem um olho é rei", então estamos encrencados, pois que tem "olho", está fazendo questão que todos os demais permaneçam cegos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Google X Microsoft, o que vêm por aí?

Estava me lembrando das minhas aulas de história da humanidade, e de que muitas vezes a achei um saco, nem sempre, mas isso não deixou de ocorrer, mas após algum tempo, comecei a gostar mais da matéria e a prestar mais atenção, e foi dessa forma que fiz algumas constatações - úteis até hoje por sinal - como por exemplo, que todos os grandes impérios não duraram para sempre, sempre derrubados por oponentes que pareciam surgir do nada, reis e imperadores como César, Carlos Magno, Alexandre o Grande, Átila o Huno, Hammsés, Napoleão, Hitler e outros, viram seus impérios serem derrubados em pouco tempo. O erro? Bom, todos cometeram o mesmo erro, não atentaram com cuidado para líderes e governantes promissores, que começaram devagar em seus reinos e foram crescendo, o resultado? A história fala por si mesma.

Voltando para os tempos atuais, ironicamente estamos vendo isso no meio tecnológico e mais irônico é que uma das personagens que ajudou a derrubar um "antigo império", hoje é ameaçada de sofrer o mesmo destino, a Microsoft!

Talvez muitos não se lembrem ou saibam - só sei disso, após pesquisas e estudos - mas a Microsoft foi uma das principais responsáveis pela quebra do "monopólio" e fim do "império" da IBM ( mas isso é história para outra postagem). Bill Gates, tinha um acordo com a IBM para fornecimento exclusivo do sistema operacional MS-DOS, mas após um acordo, teve a "permissão" de fornecer seus sistema a computadores "genéricos", baseados na arquitetura do PS/2, a IBM que acreditava que sua marca seria forte o suficiente para manter as vendas, viu seus lucros e sua fatia de mercado caírem vertiginosamente, chegando a ameças de venda da empresa na década de 90, hoje a empresa se mantém no mercado, mas não como antes.

Bom, Bill Gates transformou a Microsft no que é hoje, derrubou concorrentes, criou a guerra dos "navegadores", tirando do mercado programas como o "Spry Mosaic" e o "Netscape", criou padrões de desenvolvimento e compatibilidade somente com o seu produto, brigou com a justiça americana numa acusação de monopólio e numa ameaça de divisão da empresa, e venceu. Me lembro bem de quando a internet começava a crescer e a Microsoft não tinha nenhum programa para acesso e nem acreditva no potencial da Web, mas após alguns anos (isso mesmo, o IE só veio vários anos depois) a Microsoft começou a investir pesado na Web, vendo ali o próximo passo da evolução tecnológica, um "lugar" que oferecesse tudo que o usuário precisasse. Assim, começaram as investidas, como a compra do Hotmail (que originalmente, não era da microsoft), a tentativa frustrada de compra do Yahoo (Primeiras tentativas), o MSN, etc., mas de repente a Microsoft pareceu estacionar onde já se encontrava, sua postura em nada lembrava a empresa que enfrentou a IBM, lançou campanhas pesadas de marketing, vencendo a Apple em número de usuários, derrubando concorrentes de produtos como o MS-OFFICE, etc., o que será que houve? Bill Gates se "aposentou" da Microsoft, deixando o comando para seu sócio Steve Ballmer! Talvez tenha ocorrido aí o grande problema da Microsoft, mesmo sendo um CEO de respeito e capacidade no mercado, Ballmer não tem comparação a visão, ao empreendedorismo e porque não dizer, a "ferocidade" de Gates - não se deixem enganar pela cara de Nerd dele - Gates começou em uma garagem na sua casa, para depois torna a Microsft e o MS-Windows, marcas e produtos tão conhecidos no mundo, quanto a Coca-Cola e a Volkswagen.

Mas, parece que faltar às aulas de história, gerou um certo "comodismo", a Microsoft começou a enfrentar adversários que foram crescendo e chamando a atenção, como o Linux, o Firefox, o MacOS, mas, um pequeno "Davi" estava no campo de batalha e não tinha a devida atenção, ou seja, começava a aparecer o Google, que em pouco tempo desbancou o Yahoo como principal buscador da Web, logo em seguida, vinha o Gmail - que oferecia 4GB de espaço gratuito para armazenamento - e em jogadas rápidas, adquiriu o Orkut e o Youtube, dando início ao lançamento de outros produtos, todos gratuitos para os usuários. Preocupada com a "guerra dos navegadores", vendo a perda desse mercado, principalmente para o Firefox, a Microsoft novamente não deu a devida atenção ao Google, que parece - eu disse parece, não posso afirmar - que cresce em progressão geométrica, agora após o lançamento de vários produtos, dois deles começam a deixar clara qual a postura da empresa, o Goolgle Chrome e o Sistema Operacional Google, ou seja, está declarada a guerra à Microsoft, que hoje se vê desafiada por um concorrente que seguiu a cartilha do próprio Gates, não tendo medo de desafiar e de ousar!

Os resultados? Bom, é difícil prever, o que se espera é que toda essa disputa reflita em favor dos usuários e do próprio mercado, colocando produtos que seja eficientes e eficazes, e não exijam que a cada atualização, sejamos obrigados a fazer um "upgrade" de nossos computadores! Enfim, muita coisa ainda vai acontecer, ser dita, ser lançada, agora é aguardar para ver que se salva desse conflito.

Kelsen Pio Belo Coelho