Não sei quanto aos demais, mas acredito que muita gente foi pega de surpresa com o anúncio da “aposentadoria” de Bill Gates e seu afastamento da Microsoft, bom, afastamento eu não sei, ele ainda vai continuar como presidente da empresa e tocará projetos específicos. Então qual o alarde com a notícia?Bom, a Microsoft enfrenta hoje uma nova questão, a computação “desktop”, carro-chefe e alvo de dedicações da empresa, hoje se encontra em xeque, a internet criou um novo caminho para a tecnologia e concorrentes outrora insignificantes, hoje já são motivos de preocupação, como o Linux, o Google e o Firefox. O sistema do pingüim, antes confuso e pouco amigável, hoje já atrai boa parte dos usuários além do apoio de grandes empresas como Apple, IBM, Dell, etc., o pacote Microsoft Office – um dos principais ativos da empresa junto com o Windows – já encontra concorrentes gratuitos e disponíveis para download ou para uso direto na Web, o navegador Internet Explorer vem perdendo significativamente sua participação no mercado de browsers para o Firefox. A Microsoft hoje tem a Google como principal concorrente e por não ter conseguido comprar o Yahoo, viu boa parte de seus planos de consolidação na Web fracassarem.
Mas não vou me ater aqui às questões econômicas e técnicas da Microsoft, mas ao seu principal personagem, Bill Gates. Ainda na faculdade – Bacharelado em Ciências da Computação – tive contato com os sistemas desenvolvidos por Gates, e convenhamos, sair do MS-DOS para o Windows 3, era como sair da idade da pedra lascada para a era das rodas. Uma das coisas que me chamava a atenção eram as idéias e projetos propagados pela Microsoft, as propostas e visões, nerd ou não, Bill Gates era um visionário, alguém que ousou, sua declaração de que no futuro cada casa teria um computador soou como absurda à época, mas passados 20 anos, ficou provado a importância da tecnologia em nossas vidas. Lembro que quando li seu primeiro livro – A Estrada para o Futuro – vi ali alguém que soube enxergar e agarrar as oportunidades certas na hora certa, que soube fazer com que elas acontecessem, soube dobrar a IBM quando permitiu a instalação de seu programa, o MS-DOS nas máquinas, exigindo apenas a liberdade para copiar a arquitetura dos computadores PS2, venceu concorrentes de peso como a Apple – que mesmo apresentando um programa mais completo, melhor e mais agradável visualmente – oferecendo uma máquina com o Windows a um preço melhor, o desenvolvimento do pacote Office é um marco, não só pelo que propunha, mas também pela questão da integração entre si, enfim, o nerd parecia ter tudo sob controle.
Bill Gates com certeza escreveu seu nome na história, tanto no que se refere à tecnologia, negócios, economia e até jurisprudência. O atraso da Microsoft em entrar no mercado da Web foi seu maior erro, à época, ele mesmo disse que a Web não teria grande importância na vida dos usuários, mas após perceber seu erro, em apenas 2 anos, a MS já dominava com o IE, e ao integrá-lo diretamente ao Windows, surgiu seu maior desafio. Acusada de monopolizar o mercado, a empresa se viu diante de uma guerra jurídica com o Governo Norte-Americano, o mesmo governo que no passado já havia desmembrado outra gigante da época, a Bell Telephonics, e que pretendia fazer o mesmo com a MS. Acho que nunca vamos saber o que realmente aconteceu nos tribunais e seus bastidores, mas a vitória obtida solidificou a empresa e seu presidente.
A MS fez muitas apostas erradas, torrou dinheiro, tempo e recursos de pesquisas em idéias que não vingaram no mercado, mas é preferível errar tentando a ser omisso, antes eu me perguntava de onde Bill tirava tantas idéias, ao ler seu segundo livro: “A Empresa na Velocidade do Pensamento”, eu entendi, Bill Gates é alguém que vê além do seu tempo, mesmo propondo idéias, cuja tecnologia hoje não as suporta, mas apenas “sementes” de idéias que virão. Sua saída agora, num período em que a MS enfrenta maior concorrência e precisa se reafirmar no mercado pode não ser uma boa jogada, acho que a presença dele nos corredores da MS, era como a presença de Steve Jobs – CEO da Apple – nos corredores da Apple. O Windows Vista encontra grandes problemas de compatibilidade e aceitação, o Windows XP já foi descontinuando pela empresa, e muitas das suas ferramentas já não atraem tantos clientes como antes, seja pelo que oferece – a mais ou a menos – seja pelo preço.
Espero que como filantropo, Bill Gates tenha sucesso, e que seja qual for o destino da Microsoft, agradeço a ele pelo seu legado, mesmo com altos e baixos, não seríamos os mesmos sem seus produtos. Um abraço Bill.
Nenhum comentário:
Postar um comentário