quarta-feira, 9 de junho de 2010

2º Congresso de Cidadania Digital

Bom, aqui estou eu participando do 2º Congresso de Cidadania Digital, algo de fundamental importância, visto que vem se discutindo a implantação do RIC, a nova identidade digital, pelo menos por aqui, tem sido apontado por todos a preocupação de que o RIC possa chegar às mãos dos mais carentes, ou como ouvi por aqui, "O RIC, o e-GOV e o e-CPF, tem que chegar para o e-João e e-Maria", haja vista a questão dos valores propostos para emissão dos mesmos além dos certificados digitais - com prazos de validade entre 3 e 5 anos", mas aí já são outras favas, já que essa parte terá que ser regulamentada por uma comissão parlamentar - valha-me Deus - a proposta feita pelo ITI é muito boa a meu ver, o RIC conteria todos os dados de todos os principais documentos de um cidadão, tais como identidade, cpf, título de eleitor, certificado de reservista, PIS/PASEP, FGTS, inscrição no INSS, mas o RIC não invalidaria os demais documentos, óbvio que fica a praticidade e segurança, já que o RIC deverá ser codificado através de um chip do tipo "smart-card" e da digital de cada usuário. É torcer para isso dar certo.

Nenhum comentário: