Medida tenta recursos para empresa focar em jogos para smartphones.
Atari americana quer se separar do braço francês, a Infogrames.
Atari 2600, um dos videogames mais conhecidos
lançados pela companhia (Foto: Divulgação)
A Atari, uma das empresas pioneiras no mercado de videogames, entrou
com pedido de falência nos Estados Unidos, comunicou a companhia nesta
segunda-feira (21). A companhia é famosa pelo game "Pong" e pelo
videogame Atari 2600, populares nas décadas de 1970 e 1980.
O objetivo do pedido de falência é conseguir se tornar independente da
parte francesa da Atari, a Infogrames, – grupo chamado de Atari SA - e
conseguir fundos para focar no desenvolvimento de jogos com distribuição
digital para tablets e smartphones.
A Atari Inc., Atari Interactive Inc., Humongous Inc. e California US
Holdings Inc., o braço americano da empresa, se tornariam independentes
da Atari SA. "Com o pedido de falência, o braço norte-americano da Atari
busca separar suas operações da estrutura financeira do braço francês
da companhia", diz o comunicado. "O pedido constitui uma opção
estratégica para a Atari nos Estados Unidos, permitindo que se proteja
seu velor e suas propriedades intelectuais e consiga recursos
financeiros que não eram possíveis dentro da Atari SA".
A Infogrames tem resultados abaixo do esperado há anos e prejudica a operação nos Estados Unidos.
Em dezembro, a Atari anunciou que procurava investidores para levantar
uma quantia que permitisse desenvolver jogos para os dispositivos. A
empresa já havia mudado seu foco de produção para games por download
para smartphones e tablets.
A Atari, fundada em 28 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted
Dabney, foi uma das empresas pioneiras do mercado de games, com o game
"Pong", para os fliperamas, apontado como um dos responsáveis pelo
estouro do mercado de videogames, que atualmente arrecada bilhões de
dólares em todo o mundo. Como games mais populares estão, além de
"Pong", "Centipede", "Asteroids" entre outros.
fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/criadora-do-videogame-atari-entra-com-pedido-de-falencia-nos-eua.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário