terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fórum Relações de Consumo em Telecomunicações - Mais avaliações

Logo após um intervalo, houve a apresentação do Painel 1 do Fórum, com o título: “Mecanismos de Conciliação e Mediação e as demandas de telefonia no País”, tendo como moderador o sr. Paulo Pimentel de Viveiros - Diretor Jurídico Consumidor e Trabalhista – Embratel/Claro - que deu uma abertura interessante, colocando como posição pessoal o fato de sempre buscar uma conciliação pacífica ao invés de se recorrer às vias judiciais. 

Sr.ª Mariella Ferraz de Arruda P. Nogueira
Logo em seguida, a Sr.ª Mariella Ferraz de Arruda P. Nogueira – Magistrada Auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - apresentou as principais ações da Corregedoria em 2013, como a Interlocução com grandes demandados, a proposição de um novo modelo de trabalho junto as juizados especiais - conciliação/gestão, o esforço na capacitação não apenas dos integrantes do poder judiciário como também dos prepostos das empresas e o uso de meios de avaliação de serviços. Na minha opinião, um dos grandes pontos abordados pela Magistrada é a importância da Gestão em todo esse processo, implicando no melhor treinamento de pessoas e na minha opinião, não melhor qualificação e investimento em gestores capacitados para





Sr. André Felipe Gomma de Azevedo
O Sr. André Felipe Gomma de Azevedo – Membro do Comitê Gestor do Movimento Nacional pela Conciliação - SNJ - colocou uma questão interessante, a visão que se tem de Estado e do Poder Judiciário, que o poder judiciário não é apenas um lugar para se "ouvir uma sentença", mas um lugar para conciliação. É interessante observar que até agora, sempre se citou como ponto principal a gestão inteligente do processo, fica claro que o papel de um gestor público - já que se trata de um serviço prestado para o público - é fundamental. Também relatou que a grande importância para um Magistrado é que num processo, exista sempre a questão da conciliação e principalmente, que as partes envolvidas estejam preparados para oferecer e dispostos a receber uma conciliação. Tudo acaba voltando ao principal ponto a necessidade de gestores - aqui chamados de prepostos - bem preparados, que são a cara do Estado, da Empresa perante o usuário. Um dos critérios sugeridos além do melhor preparo, é a avaliação do preposto, se analisarmos isso, todo um mecanismo, toda uma estrutura hoje tem que ser mudada para que isso ocorra de fato.

É interessante observar que existe um consenso de que o melhor caminho é o da conciliação para a solução mais rápida e mais profissional para questões entre consumidores e prestadores de serviços - operadoras - a pergunta é a seguinte: Com tantos representantes das empresas de Telecomunicação presente no evento, e todos parecem rezar a mesma cartilha, o que está havendo que isso não é posto em prática, dada o gigante número de reclamações e processos contra empresas de telefonia?


Kelsen Pio Belo Coelho
Especialista em TI

Nenhum comentário: